CitaçÔes sobre PresidĂȘncia

3 resultados
Frases sobre presidĂȘncia, poemas sobre presidĂȘncia e outras citaçÔes sobre presidĂȘncia para ler e compartilhar. Leia as melhores citaçÔes em Poetris.

Somos Cidadãos Sem Laços de Cidadania

É escusado. Em nenhuma ĂĄrea do comportamento social conseguimos encontrar um denominador comum que nos torne a convivĂȘncia harmoniosa. Procedemos em todos os planos da vida colectiva como figadais adversĂĄrios. Guerreamo-nos na polĂ­tica, na literatura, no comĂ©rcio e na indĂșstria. Onde estĂŁo dois portugueses estĂŁo dois concorrentes hostis Ă  PresidĂȘncia da RepĂșblica, Ă  chefia dum partido, Ă  gerĂȘncia dum banco, ao comando de uma corporação de bombeiros. NĂŁo somos capazes de reconhecer no vizinho o talento que nos falta, as virtudes de que carecemos. Diante de cada sucesso alheio ficamos transtornados. E vingamo-nos na sĂĄtira, na mordacidade, na maledicĂȘncia. Nas cidades ou nas aldeias, por fĂĄs e por nefas, nĂŁo hĂĄ ninguĂ©m sem alcunha, a todos Ă© colado um rabo-leva pejorativo. Quem quiser conhecer a natureza do nosso relacionamento, leia as polĂ©micas que travĂĄmos ao longo dos tempos. SĂŁo reveladoras. A celebrada carta de Eça a Camilo ou a tambĂ©m conhecida deste ao conselheiro Forjaz de Sampaio dĂŁo a medida exacta da verrina em que nos comprazemos no trato diĂĄrio. Gregariamente, somos um somatĂłrio de cidadĂŁos sem laços de cidadania.

Gosto demasiado da polĂ­tica para me candidatar Ă  PresidĂȘncia da RepĂșblica. Sou estruturalmente antipresidencialista e sempre entendi que, em democracia, a polĂ­tica deve ter no Parlamento a sua razĂŁo e o seu objectivo.

Quando Analiso a Conquistada Fama

Quando analiso
a conquistada fama dos herĂłis
e as vitĂłrias dos grandes generais,
nĂŁo sinto inveja desses generais
nem do presidente na presidĂȘncia
nem do rico na sua vistosa mansĂŁo;
mas quando eu ouço falar
do entendimento fraterno entre dois amantes,
de como tudo se passou com eles,
de como juntos passaram a vida
através do perigo, do ódio, sem mudança
por longo e longo tempo atravessando
a juventude e a meia-idade e a velhice
sem titubeios, de como leais
e afeiçoados se mantiveram
— aĂ­ entĂŁo Ă© que eu me ponho pensativo
e saio de perto Ă  pressa
com a mais amarga inveja.