Regras de Conduta para Viver sem Sobressaltos
Vou indicar-te quais as regras de conduta a seguir para viveres sem sobressaltos. (…) Passa em revista quais as maneiras que podem incitar um homem a fazer o mal a outro homem: encontrarás a esperança, a inveja, o Ăłdio, o medo, o desprezo. De todas elas a mais inofenÂsiva Ă© o desprezo, tanto que muitas pessoas se tĂŞm sujeitado a ele como forma de passarem despercebidas. Quem despreza o outro calca-o aos pĂ©s, Ă© evidente, mas passa adiante; ninguĂ©m se afadiga teimosamente a fazer mal a alguĂ©m que despreza. É como na guerra: ninguĂ©m liga ao soldado caĂdo, combate-se, sim, quem se ergue a fazer frente.
Quanto Ă s esperanças dos desonestos, bastar-te-á, para evitá-las, nada possuĂres que possa suscitar a pĂ©rfida cobiça dos outros, nada teres, em suma, que atraia as atenções, porquanto qualquer objecto, ainda que pouco valioso, suscita desejos se for pouco usual, se for uma raridade. Para escapares Ă inveja deverás nĂŁo dar nas vistas, nĂŁo gabares as tuas propriedades, saberes gozar discretamente aquilo que tens. Quanto ao Ăłdio, ou derivará de alguma ofensa que tenhas feito (e, neste caso, bastar-te-á nĂŁo lesares ninguĂ©m para o evitares), ou será puramente gratuito, e entĂŁo será o senso comum quem te poderá proteger.
Textos sobre Intensidade de SĂ©neca
2 resultadosAlegria e Tranquilidade
A alegria pode sofrer interrupções no caso de pessoas ainda insuficientemente avançadas, enquanto, no caso do sábio, o bem estar Ă© um tecido contĂnuo que nenhuma ocorrĂŞncia, nenhum acidente pode romper; em todo o tempo, em todo o lugar o sábio goza de tranquilidade! PorquĂŞ? Porque o sábio nĂŁo depende de factores externos, nĂŁo está Ă espera dos favores da fortuna ou dos outros homens. A sua felicidade está dentro dele; fazĂŞ-la vir de fora seria expulsá-la da alma, que Ă© onde, de facto, a felicidade nasce! Pode uma vez por outra surgir qualquer ocorrĂŞncia que lembre ao sábio a sua condição de mortal, mas ocorrĂŞncias deste tipo sĂŁo de somenos importância e nĂŁo o atingem mais do que Ă flor da pele. O sábio, insisto, pode ser tocado ao de leve por um ou outro contratempo, mas para ele o sumo bem permanece inalterável. Volto a dizer que lhe podem ocorrer contratempos provindos do exterior, tal como um homem de fĂsico robusto nĂŁo está livre de um furĂşnculo ou de uma ferida superficial; em profundidade, porĂ©m, nĂŁo há mal que o atinja.
A diferença existente, insisto ainda outra vez, entre o homem que atingiu a plenitude da sabedoria e aquele que ainda lá não chegou é a mesma que se verifica entre um homem são e um convalescente de doença grave e prolongada.