É preferível a tua própria tarefa, embora realizada com falhas, do que te imiscuíres em tarefa alheia, embora a faças de maneira excelente.
Textos Hindus de Domínio Público
35 resultadosSábio é o homem que, em todas as actividades, está isento das aguilhoadas do desejo e tem os seus actos purificados pelo fogo da verdade.
Aquele que, com corpo robusto ao serviço da mente, dedica os seus poderes mortais ao trabalho honesto, sem buscar lucros, esse é um homem respeitável.
A alma é uma coisa que a espada não pode ferir, o fogo não pode destruir, que as águas não podem maltratar, que o vento de meio-dia não pode secar.
As alegrias que brotam dos sentidos são fontes certas de aflição.
A humanidade erra por ter a sua consciência submersa na ignorância.
Quando o dinheiro se vai, com ele se vai a graça.
Melhor é a sabedoria do que a prática constante; melhor que a sabedoria é a meditação, e melhor que a meditação é a renúncia ao fruto das acções. Após a renúncia vem a paz.
Inascível, imortal e imutável permanece o espírito, embora morta pareça a sua habitação.
Recta acção é a praticada sem apego, sem paixão, por dever, não por prazer, nem ódio, nem proveito próprio.
A força é de quem está com a razão; o irreflectido é um fraco.
Que cada um desempenhe a sua parte em tudo que encontre para fazer, porém sem escravizar a alma.
Se conheceres a verdade, o teu coração não se compadecerá mais com o erro.
Os homens decaem ou engrandecem-se pelos seus próprios actos.
Assim como pomos de lado uma roupa usada e vestimos uma nova, assim o espírito se desfaz da sua indumentária de carne e se reveste de uma nova.
A mente jungida aos sentidos vê romper-se o seu leme da sabedoria, tal qual uma nau na tormenta deriva para o naufrágio e morte.
A morte, que há-de vir para todos, chegará nobremente se dermos as nossas posses e a nossa vida para ajudar os homens a viverem.
A acção perfeita é o fruto da meditação perfeita.
As línguas dos bajuladores são mais macias do que seda na nossa presença, mas são como punhais na nossa ausência.
Só é sábio o homem que se mantém senhor de si mesmo.