Textos sobre Obras de Luís de CamÔes

2 resultados
Textos de obras de Luís de CamÔes. Leia este e outros textos de Luís de CamÔes em Poetris.

No Mundo nĂŁo Tem Boa Sorte SenĂŁo quem Tem por Boa a que Tem

Uma cousa sabei de mim: que queria antes o bem do mal, que o mal do bem; porque muito mais se sente o porvir, que o passado; e a morte, até matar, mata. Não sei se sereis marca de voar tão alto; porque, para tomar a palha a esta matéria, são necessårias asas de nebri. Mas vós sois homem de prol, e desculpa-me a conta em que vos tenho. E a que de mim vos sei dar, é que:

Esperança me despede,
tristeza nĂŁo me falece,
e tudo o mais m’aborrece.
JĂĄ que mais nĂŁo mereceu
minha estrela,
só a tristeza conheço,
pois que para mim nasceu
e eu para ela.

No mundo nĂŁo tem boa sorte senĂŁo quem tem por boa a que tem. E daqui me vem contentar-me, de triste. Mas olhai de que maneira:

Vivo assi ao revés,
tomando por certa vida
certa morte,
com que folgo, em que me pĂȘs,
pois minha sorte Ă© servida
de tal sorte.

Uma cousa sabei: que o mal, ainda que às vezes o vejais louvar, não hå quem o louve com a boca que o não taxe com o coração:

Ajudai-me a sofrer
vida tĂŁo sem sofrimento,

Continue lendo…

TrĂȘs Coisas nĂŁo se Sofrem sem DiscĂłrdia

PrĂ­ncipes de condição, ainda que o sejam de sangue, sĂŁo mais enfadonhos que a pobreza; fazem, com sua fidalguia, com que lhe cavemos fidalguias de seus avĂłs, onde nĂŁo hĂĄ trigo tĂŁo joeirado que nĂŁo tenha alguma ervilhaca. JĂĄ sabeis que «basta um frade ruim para dar que falar a um convento». TrĂȘs cousas nĂŁo se sofrem sem discĂłrdia: companhia, namorar, mandar vilĂŁo ruim sobre cousa de seu interesse. NĂŁo se pode ter paciĂȘncia com quem quer que lhe façam o que nĂŁo faz. Desagradecimentos de boas obras, destruem a vontade para nĂŁo fazĂȘ-las a amigo, que tem mais conta com o interesse que com a amizade; rezai dele, que Ă© dos cĂĄ nomeados.