Mente Estável e Mente Instável
O homem capaz de sacrificar de ânimo leve um hábito mental há muito tempo formado constitui uma excepção. A grande maioria dos seres humanos não gosta e, na realidade, até detesta todas as noções com as quais não estão familiarizados. .
A tendĂŞncia do homem de mente estável, quer seja introvertido ou extrovertido, visionário ou nĂŁo visionário, será sempre para verificar que «aquilo que está, está certo». Menos sujeito aos hábitos de raciocĂnio formados na mocidade, os de mente instável naturalmente que sentem prazer em tudo o que Ă© novo e revolucionário. É aos de mente instável que devemos o progresso em todas as suas formas, assim como todas as formas de revolução destrutiva. Os de mente estável, devido Ă sua relutância em aceitar modificações, dĂŁo Ă estrutura social a sua sĂłlida durabilidade. Há no mundo muito mais gente de mente estável que instável (se as proporções fossem trocadas viverĂamos num caos); mas em todos menos em alguns momentos muito excepcionais, eles possuem o poder e a riqueza mais do que proporcional ao seu nĂşmero. DaĂ resulta que, ao aparecerem pela primeira vez, os inovadores foram geralmente perseguidos e sempre escarnecidos como lunáticos e loucos.
Um herético, de acordo com a admirável definição de Bossuet,
Textos sobre Olhos de Aldous Huxley
2 resultados Textos de olhos de Aldous Huxley. Leia este e outros textos de Aldous Huxley em Poetris.
A Sugestibilidade Humana
Os ideais da democracia e da liberdade chocam com o facto brutal da sugestibilidade humana. Um quinto de todos os eleitores pode ser hipnotizado quase num abrir e fechar de olhos, um sĂ©timo pode ser aliviado das suas dores mediante injecções de água, um quarto responderá de modo pronto e entusiástico Ă hipnopĂ©dia. A todas estas minorias demasiado dispostas a cooperar, devemos adicionar as maiorias de reacções menos rápidas, cuja sugestibilidade mais moderada pode ser explorada por nĂŁo importa que manipulador ciente do seu ofĂcio, pronto a consagrar a isso o tempo e os esforços necessários.
É a liberdade individual compatĂvel com um alto grau de sugestibilidade individual?