NĂŁo se Ă© sĂĄbio por muito falar.
Textos Budistas de DomĂnio PĂșblico
72 resultadosA causa do sofrimento humano encontra-se, sem dĂșvida, nos desejos do corpo fĂsico e nas ilusĂ”es das paixĂ”es mundanas.
Nada mesquinho ou confinado se pode deter sempre no coração que sente ilimitada piedade por todas as coisas vivas.
Os que temem o que nĂŁo se deve temer e nĂŁo temem o que se deve temer, envolvem-se em falsas ideias e enveredam por esconsos caminhos.
Pela reflexĂŁo, comedimento, auto-domĂnio, os sensatos podem tornar-se uma ilha que nenhum dilĂșvio poderĂĄ inundar.
Quando impera a concĂłrdia entre os pĂĄssaros, eles destroem a armadilha; quando entre eles vinga a discĂłrdia, caem presa da armadilha.
Aqueles que se lembram de que devemos ter um fim neste mundo, as suas querelas cessam prontamente.
A verdadeira caridade surge espontaneamente de um coração simpåtico, antes mesmo que qualquer pedido seja feito. Ela é a pessoa que då, não ocasionalmente, mas constantemente.
O povo sempre exalta a reflexĂŁo e recrimina a irreflexĂŁo.
Quem se entrega à vaidade e não se entrega à meditação, com o tempo invejarå aquele que se esforçou na meditação.
O néscio pode associar-se a um såbio toda a sua vida, mas percebe tão pouco da verdade como a colher do gosto da sopa. O homem inteligente pode associar-se a um såbio por um minuto, e perceber tanto da verdade quanto o paladar do sabor da sopa.
Retribui-se honra com honra e amor com amor.