Os ExcluĂdos
Quem comete um erro Ă© excluĂdo; Ă© fechado dentro de uma caixa. Quem está fora vĂŞ apenas a caixa. Mas quem está fechado, excluĂdo, consegue ver cá para fora. VĂŞ tudo, vĂŞ-nos a todos.
Em cada compartimento há dezenas de caixas. Milhares de caixas por todo o lado. A maior parte delas vazia. Outras tĂŞm lá dentro pessoas excluĂdas. NinguĂ©m sabe quais as caixas que tĂŞm pessoas.
As caixas são tantas que ninguém lhes dá importância. Pode estar lá uma pessoa, até a que amas, mas nem olhas. Já não produzem efeito. Passas por elas centenas de vezes.Gonçalo M.
Textos sobre Lados de Gonçalo M. Tavares
3 resultadosO Consumo não é Invenção do Capitalismo
Ninguém se encosta a si próprio tão
intensamente como quando sofre ou como
quando entra num mercado de uma
das nossas grandes cidades. 0 comércio
é feito de uma linguagem inesgotável:
sobra de um lado, falta de outro. 0 consumo,
por mais que o repitam, não é invenção do capitalismo:
os deuses formaram homens incompletos,
com estômago, frio e vaidade, como queriam outro resultado?Gonçalo M.
Sem Acção, de Nada Vale a Inteligência
Os conhecimentos ouvem-se, mas para agir a capacidade de audição Ă© praticamente desprezável. Porque agir Ă© estar prĂłximo das coisas e ouvir Ă© estar afastado das coisas. AlguĂ©m que apenas ouve será considerado um intruso no mundo, a Natureza nĂŁo se sentirá ameaçada. Quem ouve poderá acumular conhecimentos, mas essa acumulação nĂŁo lutará com a Natureza. Esta resiste bem Ă inteligĂŞncia, ao raciocĂnio e Ă memĂłria do Homem: todas estas qualidades intelectuais sĂŁo assuntos que dizem respeito exclusivamente ao mundo da cidade, e o que ameaça a Natureza sĂŁo as acções: os momentos em que os humandos abandonam a audição, e mesmo a linguagem do discurso, e passam a querer falar com o tacto: o Ăşnico que pode alterar as coisas.
Se os homens, mantendo a sua inteligência incorrupta, fossem seres imóveis, incapazes de qualquer movimento, seriam ainda hoje menos poderosos do que um único metro quadrado de terra espontâneo. Poderiam possuir um grau de aperfeiçoamento no pensamento abstracto, matemático e lógico, mas não deixariam de ser uma espécie secundária ao lado das outras: as possuidoras de movimento. Qualquer cão mesquinho mijaria nas pernas de um homem inteligente, mas imóvel.Gonçalo M.