O PrestĂgio da Poesia
O prestĂgio da poesia Ă© menos ela nĂŁo acabar nunca do que propriamente começar. É um inĂcio perene, nunca uma chegada seja ao que for. E ficamos estendidos nas camas, enfrentando a perturbada imagem da nossa imagem, assim, olhados pelas coisas que olhamos. Aprendemos entĂŁo certas astĂşcias, por exemplo: Ă© preciso apanhar a ocasional distracção das coisas, e desaparecer; fugir para o outro lado, onde elas nem suspeitam da nossa consciĂŞncia; e apanhá-las quando fecham as pálpebras, um momento, rápidas, e rapidamente pĂ´-las sob o nosso senhorio, apanhar as coisas durante a sua fortuita distracção, um interregno, um instante oblĂquo, e enriquecer e intoxicar a vida com essas misteriosas coisas roubadas. TambĂ©m roubámos a cara chamejante aos espelhos, roubámos Ă noite e ao dia as suas inextricáveis imagens, roubámos a vida prĂłpria Ă vida geral, e fomos conduzidos por esse roubo a um equĂvoco: a condenação ou condanação de inquilinos da irrealidade absoluta. O que excede a insolvĂŞncia biográfica: com os nomes, as coisas, os sĂtios, as horas, a medida pequena de como se respira, a morte que se nĂŁo refuta com nenhum verbo, nenhum argumento, nenhum latrocĂnio.
Vivemos demoniacamente toda a nossa inocĂŞncia.
Textos sobre PrestĂgio de Herberto Helder
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O PrestĂgio de um Poeta
O prestĂgio que possa ter alcançado (prestĂgio equivoco no qual se integra a malquerença de alguma gente, que aceito com satisfação) nĂŁo poderia constituir uma poltrona. O prestĂgio Ă© uma armadilha dos nossos semelhantes. Um artista consciente saberá que o ĂŞxito Ă© prejuĂzo. Deve-se estar disponĂvel para decepcionar os que confiaram em nĂłs. Decepcionar Ă© garantir o movimento. A confiança dos outros diz-lhes respeito. A nĂłs mesmos diz respeito outra espĂ©cie de confiança. A de que somos insubstituĂveis na nossa aventura e de que ninguĂ©m a fará por nĂłs. De que ela se fará Ă margem da confiança alheia.