Passagens de George Orwell

48 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de George Orwell para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

A liberdade é a liberdade de dizer que dois e dois são quatro. Quando se concorda nisto o resto vem por si.

Pensamento duplo indica a capacidade de ter na mente, ao mesmo tempo, duas opiniões contraditórias e aceitar ambas.

Os sentimentos elevados vencem sempre no final; os líderes que oferecem sangue, trabalho, lágrimas e suor conseguem sempre mais dos seus seguidores do que aqueles que oferecem segurança e diversão. Quando se chega a vias de facto, os seres humanos são heróicos.

Ocorreu-lhe que a vida toda de um homem era desempenhar um papel, e que achava perigoso abandonar, por um momento que fosse, sua falsa personalidade.

O que é característico da vida actual não são a insegurança e a crueldade, mas sim a inquietação e a pobreza.

O que caracteriza a vida atual não é a insegurança ou a crueldade, mas o desassossego e a pobreza.

Não é uma questão de se a guerra é real ou não é. A vitória não é possível. A guerra não é destinada para ser ganha. É destinada para ser contínua. Uma grande sociedade arcaica só é possível às custas da pobreza e da ignorância.

Que sabemos das coisas, exceto através de nossa mente? Tudo o que acontece, acontece na cabeça. E o que acontece em todas as mentes, de fato acontece.

Era um capricho e nada mais, Doce como um dia de abril, Mas o seu olhar azul de anil Roubou de vez a minha paz.

O que é preciso, acima de tudo, é deixar o significado escolher a palavra, e não o contrário. Em prosa, a pior coisa que alguém pode fazer com as palavras é render-se a elas.

A Terra é tão velha quanto o homem e nada mais. Como poderia ser mais velha? Nada existe exeto pela via da consciência humana.