Pensamento do Dia

11 resultados
Frases e pensamentos do dia

As suas reflex√Ķes n√£o eram pensamentos, o seu sono n√£o era repouso. De dia n√£o era um homem, de noite n√£o era um homem adormecido.

Dá-se em mim uma suspensão da vontade, da emoção, do pensamento, e esta suspensão dura magnos dias. (…) Nesses períodos de sombra, sou incapaz de pensar, de sentir, de querer. (…) Não posso; é como se dormisse e os meus gestos, as minhas palavras, os meus atos certos, não fossem mais que uma respiração periférica, instinto rítmico de um organismo qualquer.

A idéia de uma obrigação social qualquer […] só essa ideia me estorva os pensamentos de um dia, e às vezes é desde a mesma véspera que me preocupo, e durmo mal, e o caso real, quando se dá, é absolutamente insignificante, não justifica nada; e o caso repete-se e eu não aprendo a aprender.

Quantas pessoas não estarão ferindo a si mesmas todos os dias? A indignação, o ódio, o temor, a ofensa e todos os demais pensamentos e sentimentos negativos ferem a própria pessoa.

A ideia de uma obriga√ß√£o social qualquer […] s√≥ essa ideia me estorva os pensamentos de um dia, e √†s vezes √© desde a mesma v√©spera que me preocupo, e durmo mal, e o caso real, quando se d√°, √© absolutamente insignificante, n√£o justifica nada; e o caso repete-se e eu n√£o aprendo a aprender.

Cada dia que amanhece assemelha-se a uma p√°gina em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, a√ß√Ķes e atitudes. Na ess√™ncia, cada dia √© a prepara√ß√£o de nosso pr√≥prio amanh√£.

O primeiro homem que percebeu a analogia entre um grupo de sete peixes e um grupo de sete dias trouxe um notável avanço à história de pensamento.

A literatura de outras eras n√£o pode suprir a literatura dos nossos dias. Cada gera√ß√£o quer exprimir o seu pr√≥prio pensamento, e nunca duas √©pocas diversas, nem sequer duas gera√ß√Ķes sucessivas, tiveram os mesmos √Ęngulos intelectuais de vis√£o.

O pensamento, apesar de tudo, é uma esterilização. Não há perigo de que ele venha, algum dia, a triunfar sobre a natureza, que é a vida.