Passagens de Nelson Mandela

209 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Nelson Mandela para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.

Só os líderes de calibre e integridade especiais são capazes de ver os problemas básicos que nos afectam a todos, e tendem a evitar polémicas estéreis que limitam a visão de muitos activistas.

Será que alguém pensa genuinamente que se não conseguiu algo foi por não ter tido o talento, a força, a resistência e a determinação nesse sentido?

Estou convencido de que dil√ļvios de desastre pessoal nunca podem afogar um revolucion√°rio determinado nem o c√ļmulo da mis√©ria que acompanha a trag√©dia o sufocar√°.

A liberdade não é uma mera ausência de aprisionamento, tal como se diz que a paz não é uma mera ausência de guerra.

À medida que nos libertamos do nosso próprio medo a nossa presença liberta automaticamente outros.

Todos os homens, mesmo os aparentemente mais frios, t√™m um n√ļcleo de dec√™ncia, e s√£o capazes de mudar caso se lhes toque o cora√ß√£o.

As crianças de hoje são os líderes de amanhã, e a educação é uma arma muito importante para as preparar para os seus futuros papéis, enquanto líderes da comunidade.

O mundo novo n√£o ser√° ganho pelos que permanecem √† dist√Ęncia de bra√ßos cruzados, mas por aqueles que est√£o na arena, cuja roupa √© rasgada pelas tempestades e cujos corpos s√£o mutilados no decurso da contenda.

Descobri que, nas discuss√Ķes, nunca √© bom adoptar um tom de superioridade moral para com o nosso oponente.

√Č melhor liderar a partir da rectaguarda e colocar outros √† frente, especialmente quando estamos a celebrar uma vit√≥ria por algo de muito bom que aconteceu. Mas deves tomar a linha da frente quando h√° perigo. Desta forma as pessoas ir√£o apreciar a tua lideran√ßa.

Os seres humanos serão sempre capazes de encontrar argumentos a favor da confrontação e do não compromisso. Porém, nós, os seres humanos, somos capazes de razão, compaixão e mudança.

Cada um de nós é, neste mundo moderno globalizado, guardião do seu irmão ou irmã. Foram muitas as vezes que falhámos esta exigência moral.

Nunca esqueci os dias da minha inf√Ęncia em que costum√°vamos juntar-nos √† roda dos mais velhos da comunidade para escutar o tesouro da sua sabedoria e experi√™ncia.

Não existe nenhum passeio fácil para a liberdade em lado nenhum, e muitos de nós teremos que atravessar o vale da sombra da morte vezes sem conta até que consigamos atingir o cume da montanha dos nossos desejos.

Há que fazer compromissos com respeito a todos os problemas, contanto que esse compromisso seja no interesse, não apenas de um grupo populacional mas do país no seu todo. Esta é a natureza dos compromissos.