O palhaço, crítico da sociedade, apóia-se no riso para não ser denunciado.
Frases sobre Sociedade
395 resultadosPoder é toda chance, seja ela qual for, de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra a relutância dos outros.
Eu acredito que a disseminação do catolicismo é o meio mais horrível de degradação política e social deixado no mundo.
Nossa tarefa atual […] é criar filhas capazes de conservar e transformar, junto com a sociedade.
Combater a religião é atentar contra a sociedade.
A sociedade é composta por duas grandes classes: aqueles que têm mais jantares que apetite e os que têm mais apetite que jantares.
A ideia de uma obrigação social qualquer […] só essa ideia me estorva os pensamentos de um dia, e às vezes é desde a mesma véspera que me preocupo, e durmo mal, e o caso real, quando se dá, é absolutamente insignificante, não justifica nada; e o caso repete-se e eu não aprendo a aprender.
A sociedade é a união dos homens, e não os próprios homens.
…as escadas sociais vão se tornando mais largas à medida que se sobe. Embaixo, mal há lugar para se botar o pé. Em cima, os degraus têm uma largura de vinte jardas.
A sociedade cria intrujões e a educação torna-os uns mais hábeis que os outros.
Não é a consciência que precede ao ser social, mas é o ser social real que precede à consciência.
É inútil tentar reformar o que não tem forma, como certas situações políticas e sociais.
É bom saber que se eu for suficientemente estranho a sociedade vai me aceitar e tomar conta de mim.
A lei é sombra, púdica e hipócrita, do desejo de vingança da sociedade. Se, por uma razão ou por outra, as paixões se condensam, os ódios se acendem, deve-se aplacá-los, aquietá-los, acalmá-los. Desafogar o aborrecimento sem exceder. Os tribunais são os lugares decentes da vingança. Não para encaminhá-la ao alvo correcto, mas para impedir que ocorram movimentos perigosos…
A paz engloba a justiça social.
Qualquer homem é capaz de fazer bem a outro homem; mas contribuirmos para a felicidade de uma sociedade inteira é parecermo-nos com os deuses.
‘O que fazer?’, é o que se perguntam, em unanimidade, os poderosos e os subjugados, os revolucionários e os activistas sociais, entendendo sempre com essa questão o que os outros devem fazer; ninguém se pergunta quais são as suas próprias obrigações.
Viva a Sociedade Alternativa! A lei do forte, esta é a nossa lei e a alegria do mundo.
Com ajuda da moralidade do costume e da camisa-de-forças social, o homem foi realmente tornado confiável.
Num Estado, isto é, numa sociedade onde há leis, a liberdade só pode consistir em poder fazer-se o que se deve querer e em não estar obrigado a fazer o que não se deve querer.