CitaçÔes de François de La Rochefoucauld

543 resultados
Frases, pensamentos e outras citaçÔes de François de La Rochefoucauld para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

Em todas as profissĂ”es se afecta uma aparĂȘncia e um exterior que pareça o que queremos que os outros nos julguem. Assim, se pode dizer que o mundo se compĂ”e apenas de aparĂȘncias.

A InconstĂąncia no Amor e na Amizade

NĂŁo pretendo justificar aqui a inconstĂąncia em geral, e menos ainda a que vem sĂł da ligeireza; mas nĂŁo Ă© justo imputar-lhe todas as transformaçÔes do amor. HĂĄ um encanto e uma vivacidade iniciais no amor que passa insensivelmente, como os frutos; nĂŁo Ă© culpa de ninguĂ©m, Ă© culpa exclusiva do tempo. No inĂ­cio, a figura Ă© agradĂĄvel, os sentimentos relacionam-se, procuramos a doçura e o prazer, queremos agradar porque nos agradam, e tentamos demonstrar que sabemos atribuir um valor infinito Ă quilo que amamos; mas, com o passar do tempo, deixamos de sentir o que pensĂĄvamos sentir ainda, o fogo desaparece, o prazer da novidade apaga-se, a beleza, que desempenha um papel tĂŁo importante no amor, diminui ou deixa de provocar a mesma impressĂŁo; a designação de amor permanece, mas jĂĄ nĂŁo se trata das mesmas pessoas nem dos mesmos sentimentos; mantĂȘm-se os compromissos por honra, por hĂĄbito e por nĂŁo termos a certeza da nossa prĂłpria mudança.
Que pessoas teriam começado a amar-se, se se vissem como se vĂȘem passados uns anos? E que pessoas se poderiam separar se voltassem a ver-se como se viram a primeira vez? O orgulho, que Ă© quase sempre senhor dos nossos gostos,

Continue lendo…