Frases sobre Raz√£o

653 resultados
Frases de razão escritos por poetas consagrados, filósofos e outros autores famosos. Conheça estes e outros temas em Poetris.

Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer que não existe razão?

√Č um erro tentar enxergar √† frente demais. A corrente do destino s√≥ pode ser percorrida √† raz√£o de um elo de cada vez.

…Era um daqueles homens que se tornam curiosos unicamente em raz√£o da sua longevidade, e que s√£o estranhos porque noutro tempo se pareceram com toda a gente e agora n√£o se parecem com ningu√©m.

H√° pessoas, de fato muitas, que se riem disso [das queixas a respeito da polui√ß√£o sonora], porque s√£o insens√≠veis ao barulho ‚Äď s√£o, contudo, justamente aquelas que tamb√©m s√£o insens√≠veis a raz√Ķes, a pensamentos, a poesias e a obras de arte, em suma: em rela√ß√£o a qualquer tipo de est√≠mulos ao esp√≠rito. Isso √© devido √† dura constitui√ß√£o e √† textura maci√ßa de sua massa cerebral.

Não é preciso ser judeu para ser antinazista. Basta ser uma pessoa humana, decente e normal. Minha fé é no desconhecido, em tudo que não podemos compreender por meio da razão.

Perder a razão é uma coisa terrível. Antes morrer. A um morto consideramos com respeito, rezamos por ele. A morte fá-lo igual a todos. Enquanto um homem privado da sua razão deixou de ser homem.

A razão é a fé no que se pode compreender sem fé; mas é uma fé ainda, porque compreender envolve pressupor que há qualquer coisa compreensível.

Estamos a destruir o planeta e o ego√≠smo de cada gera√ß√£o n√£o se preocupa em perguntar como √© que v√£o viver os que vir√£o depois. A √ļnica coisa que importa √© o triunfo do agora. √Č a isto que eu chamo a ¬ęcegueira da raz√£o¬Ľ.

Não desanime em razão da crítica. Se a censura é serviço cabível a qualquer um, a realização elevada é obra de poucos.

Costuma dizer-se que o povo sabe o que quer e nunca se engana. N√£o √© verdade. Mas um povo muito velho como o nosso acaba por ter, por raz√Ķes de cultura e de subconsciente colectivo, uma grande sabedoria. Em alturas dif√≠ceis e complicadas, essa sabedoria manifesta-se.

Tendo-lhe dito Emp√©docles que √© imposs√≠vel encontrar um verdadeiro s√°bio, (Xen√≥fanes) respondeu: ‘N√£o sem raz√£o, pois j√° √© preciso ser s√°bio para poder reconhec√™-lo’.