Absurdo
Ninguém te disse nada, ninguém soube
do anel que se perdia em tuas mĂŁos
e crescia nas coisas reduzindo-as
Ă ausĂȘncia mais completa do existir.Mesmo quando o limite era essa zona
fugidia de gestos e silĂȘncios
e a noite desdobrava em tua pele
o mapa das cidades compassivas,ninguĂ©m pĂŽde saber do imprevisĂvel,
do lado mais secreto e numeroso
que havia em ti, na vida que buscavase que perdias sempre, por mais fundo,
por mais limpo que fosse o privilégio
da mĂĄgoa sempre nova de perdĂȘ-la.
Passagens de Gilberto Mendonça Teles
5 resultadosAnulação
Ocupar o espaço
contido na sombra,
ser o pĂł do espesso,
o vão da penumbra,o dó sem começo,
o nĂł sem vislumbre,
o invisĂvel traço
do nĂŁo-ser: escombro.Ser zero, ou nem isso:
letra morta, timbre
do vazio no osso.Ser aquém do nome
â o sĂł do soluço
de coisa nenhuma.
MĂłdulo
Alguém te considera e te recolhe
das hélades perdidas.Um navio sem hélice levanta
seu voo de silĂȘncio, desdobrando
as velas que te alindam na distĂąncia
da noite mais antiga.Os deuses se juntaram para ouvir
a leitura solene de teu nome
disperso no poema.
Tudo o mais
Ă© sinal de ruptura, senĂŁo rapto.
PaixĂŁo
â Quanto dura uma paixĂŁo?
Uma paixĂŁo nĂŁo dura nada, apenas
a eternidade simples de um sorriso
que, por ser belo, e possuir antenas
capta constantemente o paraĂso.Uma paixĂŁo Ă© sempre um peixe grande,
uma alegria que se torna amarga
quando se perde a noite e, na manhĂŁ
de sol, se perde o anzol na linha larga.Nem adianta, aĂ, mudar de isca,
cevar o poço e procurar no fundo:
o peixe da paixĂŁo Ă© sombra arisca
na melhor pescaria deste mundo.Ela nĂŁo dura muito e, por ser peixe,
não dura na emoção, não dura nada:
se se perde no fundo, Ă© sempre um feixe
de luz
â alguma escama nacarada,
caco de vidro, areia no sol quente
que cintila e se apaga, de repente.
Tecido
O texto tem sua face
de avesso na superfĂcie:
Ă© dia e noite, sintaxe
do que se pensa, ou se disse.Tudo no texto Ă© disfarce,
ritual de voz e artifĂcio,
como se tudo falasse
por si mesmo, na planĂcie.Seja por dentro ou por fora,
seja de lado ou durante,
o texto Ă© sempre demora:o descompasso da escrita
e da leitura no grande
intervalo dos sentidos.