Cita√ß√Ķes de J. M. Coetzee

25 resultados
Frases, pensamentos e outras cita√ß√Ķes de J. M. Coetzee para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

A verdade não é falada através da raiva. A verdade é falada, se alguma vez vier a ser falada, através do amor.

Porque a beleza de uma mulher n√£o lhe pertence apenas a ela. √Č uma parte da recompensa que ela traz ao mundo. Ela tem o dever de o compartilhar.

Temos que cultivar, todos n√≥s, uma certa ignor√Ęncia, uma certa cegueira, ou n√£o conseguiremos tolerar a sociedade.

Os Estados modernos apelam à moralidade, à religião, e à lei natural como fundação ideológica da sua existência. Ao mesmo tempo é preparado para infringir qualquer um ou todos destes princípios, no interesse da auto-preservação.

Se tiveres reservas sobre o sistema e quiseres mudá-lo, o argumento democrático diz, fá-lo dentro do sistema: coloque-se como candidato a um cargo político, submeta-se ao escrutínio e ao voto dos seus concidadãos. A democracia não permite que se faça política fora do sistema democrático. Nesse sentido, a democracia é um sistema totalitário.

Onde a civilização implicava a corrupção por virtudes bárbaras e a criação de pessoas dependentes, eu decidi, eu era contra a civilização.

Se vamos ser gentis, que ela não passe de uma generosidade simples, e não que seja por culpa ou por esperarmos retribuição.

Eu exorto-vos: não destruam esses vossos comboios de pensamento. Sigam-nos até ao seu fim. Os vossos pensamentos e sentimento. Sigam-nos constantemente e irão crescer com eles.

Dormir já não é mais um banho de cura, a recuperação das forças vitais, mas um esquecimento, uma escovagem nocturna aniquiladora.

Ele não sabe o que é a liberdade. A liberdade é uma palavra, menos que uma palavra, menos que um ruído, um de uma multitude de ruídos que eu faço quando abro a minha boca.

O temperamento de uma pessoa √© fixo, definido. O cr√Ęnio, seguido do temperamento: as duas partes mais duras do corpo. Siga o seu temperamento. N√£o √© uma filosofia, √© uma regra.

As palavras são moedas. As palavras alienam. A linguagem não é um meio para o desejo. O desejo é o êxtase, não a troca.

Como √© que conseguiremos erradicar o desprezo, especialmente quando este desprezo √© fundado em nada mais substancial do que as maneiras √† mesa, as varia√ß√Ķes na estrutura da p√°lpebra?

Eu acredito mesmo que n√£o tenho medo da morte. O que me faz encolher, acredito, √© a vergonha de morrer t√£o est√ļpido e confuso como sou.