Textos sobre FĂ­sico de SĂ©neca

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Textos de fĂ­sico de SĂ©neca. Leia este e outros textos de SĂ©neca em Poetris.

Exercitar a Vontade Naquilo que Podemos Ter de Melhor

Ponho-me a pensar na quantidade dos que exercitam o fĂ­sico, e na escassez dos que ginasticam a inteligĂȘncia; na afluĂȘncia que tĂȘm os gratuitos espectĂĄculos desportivos, e na ausĂȘncia de pĂșblico durante as manifestaçÔes culturais; enfim, na debilidade mental desses atletas de quem admiramos as espĂĄduas musculadas. E penso sobreutdo nisto: se o corpo pode, Ă  força de treino, atingir um grau de resistĂȘncia tal que permite ao atleta suportar a um tempo os murros e pontapĂ©s de vĂĄrios adversĂĄrios, que o torna apto a aguentar um dia inteiro sob um sol abrasador, numa arena escaldante, todo coberto de sangue – nĂŁo serĂĄ mais fĂĄcil ainda dar Ă  alma uma tal robustez que a torne capaz de resistir sem ceder aos golpes da fortuna, capaz de erguer-se de novo ainda que derrubada e espezinhada?! De facto, enquanto o corpo, para se tornar vigoroso, depende de muitos factores materiais, a alma encontra em si mesma tudo quanto necessita para se robustecer, alimentar, exercitar. Os atletas precisam de grande quantidade de comida e bebida, de muitos unguentos, sobretudo de um treino intensivo: tu, para atingires a virtude, nĂŁo precisarĂĄs de dispender um tostĂŁo em equipamento! Aquilo que pode fazer de ti um homem de bem existe dentro de ti.

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Alegria e Tranquilidade

A alegria pode sofrer interrupçÔes no caso de pessoas ainda insuficientemente avançadas, enquanto, no caso do sĂĄbio, o bem estar Ă© um tecido contĂ­nuo que nenhuma ocorrĂȘncia, nenhum acidente pode romper; em todo o tempo, em todo o lugar o sĂĄbio goza de tranquilidade! PorquĂȘ? Porque o sĂĄbio nĂŁo depende de factores externos, nĂŁo estĂĄ Ă  espera dos favores da fortuna ou dos outros homens. A sua felicidade estĂĄ dentro dele; fazĂȘ-la vir de fora seria expulsĂĄ-la da alma, que Ă© onde, de facto, a felicidade nasce! Pode uma vez por outra surgir qualquer ocorrĂȘncia que lembre ao sĂĄbio a sua condição de mortal, mas ocorrĂȘncias deste tipo sĂŁo de somenos importĂąncia e nĂŁo o atingem mais do que Ă  flor da pele. O sĂĄbio, insisto, pode ser tocado ao de leve por um ou outro contratempo, mas para ele o sumo bem permanece inalterĂĄvel. Volto a dizer que lhe podem ocorrer contratempos provindos do exterior, tal como um homem de fĂ­sico robusto nĂŁo estĂĄ livre de um furĂșnculo ou de uma ferida superficial; em profundidade, porĂ©m, nĂŁo hĂĄ mal que o atinja.
A diferença existente, insisto ainda outra vez, entre o homem que atingiu a plenitude da sabedoria e aquele que ainda lå não chegou é a mesma que se verifica entre um homem são e um convalescente de doença grave e prolongada.

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