O Engraxanço e o Culambismo Português
Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caĂdo em desuso depois da revolução de Abril. Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercĂcios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele.
Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polĂcia ou de um artista. O objectivo do jogo Ă© identificá-los, lambĂŞ-los e recolher os respectivos prĂ©mios. Os prĂ©mios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. Ă€ medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia.
Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço». Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alunos engraxavam os professores,os jornalistas engraxavam os ministros, as donas de casa engraxavam os mĂ©dicos da caixa, etc… Mesmo assim, eram raros os portugueses com feitio para passar graxa. Havia poucos engraxadores. Diga-se porĂ©m, em abono da verdade, que os poucos que havia engraxavam imenso.
Textos sobre Ginástica de Miguel Esteves Cardoso
1 resultado Textos de ginástica de Miguel Esteves Cardoso. Leia este e outros textos de Miguel Esteves Cardoso em Poetris.