Textos sobre Maior de Eugène Delacroix

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Textos de maior de Eugène Delacroix. Leia este e outros textos de Eugène Delacroix em Poetris.

É por ter Espírito que me Aborreço

É preciso esconjurar, da forma que nos for possĂ­vel, este diabo de vida que nĂŁo sei porque Ă© que nos foi dada e que se torna tĂŁo facilmente amarga se nĂŁo opusermos ao tĂ©dio e aos aborrecimentos uma vontade de ferro. É preciso, numa palavra, agitar este corpo e este espĂ­rito que se delapidam um ao outro na estagnação e numa indolĂŞncia que se confunde com um torpor. É preciso passar, necessariamente, do descanso ao trabalho – e reciprocamente: sĂł assim estes parecerĂŁo, ao mesmo tempo, agradáveis e salutares. Um desgraçado que trabalhe sem cessar, sob o peso de tarefas inadiáveis, deve ser, sem dĂşvida, extremamente infeliz, mas um indivĂ­duo que nĂŁo faça mais do que divertir-se nĂŁo encontrará nas suas distracções nem prazer nem tranquilidade; sente que luta contra o tĂ©dio e que este o prende pelos cabelos – como se fosse um fantasma que se colocasse sempre por detrás de cada distracção e espreitasse por cima do nosso ombro.
Não julgue, cara amiga, que eu só porque trabalho regularmente estou isento das investidas deste terrível inimigo; penso que, quando se tem uma certa disposição de espírito, é preciso termos uma imensa energia de forma a não nos deixarmos absorver e conseguir escapar,

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O Ciclo da Vida

O homem domina a natureza e Ă© por ela dominado. SĂł ele lhe resiste e ao mesmo tempo ultrapassa as suas leis, amplia o seu poderio graças Ă  sua vontade e actividade. Afirmar no entanto que o mundo foi criado para o homem Ă© algo que está longe de ser evidente. Tudo o que o homem constrĂłi Ă©, como ele, efĂ©mero: o tempo derruba os edifĂ­cios, atulha os canais, apaga o saber – e atĂ© o nome das nações. (…) Dir-me-ĂŁo que as novas gerações recebem a herança das gerações que as precederam e que, por consequĂŞncia, a perfeição ou o aperfeiçoamento nĂŁo tĂŞm limites. Mas o homem está longe de receber intacta a sĂşmula dos conhecimentos acumulados pelos sĂ©culos que o precederam e se aperfeiçoa algumas dessas invenções no que diz respeito a outras fica bastante atrás dos seus prĂłprios inventores; um grande nĂşmero dessas invenções chega mesmo a perder-se.
NĂŁo preciso sequer de sublinhar como certos pretensos melhoramentos foram nocivos Ă  moral e ao bem-estar. Determinada invenção, suprimindo ou diminuindo o trabalho e o esforço, enfraqueceu a dose de paciĂŞncia necessária para suportar as contrariedades – ou a energia que temos de dar provas para as vencer.

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Sensibilidade e Maturidade

Uma certa vivacidade de impressões, mais directamente dependentes da sensibilidade física, decresce com a idade. Ao chegar aqui, e sobretudo depois de ter aqui passado alguns dias, não senti, desta vez, essas vagas de tristeza ou de entusiasmo que este local me costumava comunicar, e cuja recordação, depois, me era tão doce.
Deixá-lo-ei, se calhar, sem a pena que outrora sentia. O meu espírito, por seu turno, tem hoje uma segurança muito maior, uma maior capacidade de fazer associações e de se exprimir; a inteligência cresceu, mas a alma perdeu parte da sua elasticidade e irritabilidade. E porque é que, ao fim e ao cabo, não partilhará o homem o destino comum de todos os outros seres?
Ao pegarmos num fruto delicioso, será justo pretender respirar ao mesmo tempo o perfume da flor? Foi preciso passar pela subtil delicadeza da nossa sensibilidade juvenil para chegar a esta segurança e maturidade do espĂ­rito. Talvez os grandes homens – Ă© o que eu penso – sejam aqueles que, numa idade em que a inteligĂŞncia possui já a sua plena força, ainda conservam parte dessa impetuosidade das impressões, que Ă© prĂłpria da juventude.

O Constante Desejo de Mudança Cega o Progresso

Penso, baseando-me em todos os dados que de há um ano para cá nos saltam aos olhos, que se pode afirmar que qualquer progresso deve acarretar necessariamente nĂŁo um avanço ainda maior mas, ao fim e ao cabo, a negação do progresso e o retorno ao ponto de partida. A histĂłria do gĂ©nero humano prova-o. No entanto, a confiança cega desta geração, e da que a precedeu, nas ideias modernas, no advento de nĂŁo sei que era da humanidade que deveria marcar uma profunda transformação – mas que, no meu entender, para influenciar o destino de cada um deveria antes de mais afectá-lo na prĂłpria natureza do homem -, esta confiança no futuro, que nada nos sĂ©culos que nos precederam justifica, constitui seguramente a Ăşnica garantia desses bens futuros, dessas revoluções tĂŁo desejadas pela vontade dos homens.
NĂŁo será evidente que o progresso, ou seja a marcha progressiva das coisas – tanto para o bem como para o mal -, acabou, hoje, por conduzir a sociedade Ă  beira de um abismo, onde ela poderá facilmente vir a cair para dar lugar Ă  mais completa barbárie? E a razĂŁo disso, a Ăşnica razĂŁo para que isso suceda, nĂŁo residirá nessa lei que neste mundo impõe a todas as outras: isto Ă©,

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