Textos sobre Verdadeiros de ConfĂșcio

3 resultados
Textos de verdadeiros de ConfĂșcio. Leia este e outros textos de ConfĂșcio em Poetris.

O Comportamento que Gera InfluĂȘncia

Um homem sincero e verdadeiro nas suas palavras, prudente e circunspecto nas suas acçÔes, terĂĄ influĂȘncia, mesmo entre os bĂĄrbaros de centro e do norte. Um homem que nĂŁo Ă© nem sincero, nem verdadeiro nas suas palavras, nem prudente e circunspecto nas suas acçÔes, terĂĄ alguma influĂȘncia, mesmo numa cidade ou numa aldeia? Quando estiverdes em pĂ©, imaginai essas quatro virtudes (a sinceridade, a veracidade, a prudĂȘncia e a circunspecção) conservando-se perto de vĂłs, diante dos vossos olhos. Quando estiverdes num carro, contemplai-as sentadas ao vosso lado. Desse modo, adquirireis influĂȘncia.

A Verdadeira Natureza Humana

A humildade fica perto da disciplina moral; a simplicidade de caråcter fica perto da verdadeira natureza humana; e a lealdade fica perto da sinceridade de coração. Se um homem cultivar cuidadosamente essas coisas na sua conduta, não estarå longe do padrão da verdadeira natureza humana. Com a humildade, ou uma atitude piedosa, um homem raramente comete erros; com a sinceridade de coração, um homem é geralmente digno de confiança; e com a simplicidade de caråcter é comummente generoso. Cometerå poucos erros.

A Doutrina da Humanidade

Ter suficiente domínio sobre si mesmo para julgar os outros em comparação consigo e agir em relação a eles como nós quereríamos que eles agissem para connosco é o que se pode chamar a doutrina da humanidade; nada hå mais para além disso.
Se nĂŁo se tem um coração misericordioso e compassivo, nĂŁo se Ă© um homem; se nĂŁo se tĂȘm os sentimentos da vergonha e da aversĂŁo, nĂŁo se Ă© um homem; se nĂŁo se tĂȘm os sentimentos da abnegação e da cortesia, nĂŁo se Ă© um homem; se nĂŁo se tem o sentimento da verdade e do falso ou do justo e do injusto, nĂŁo se Ă© um homem. Um coração misericordioso e compassivo Ă© o princĂ­pio da humanidade; o sentimento da vergonha e da aversĂŁo Ă© o princĂ­pio da equidade e da justiça; o sentimento da abnegação e da cortesia Ă© o princĂ­pio do convĂ­vio social; o sentimento do verdadeiro e do falso ou do justo e injusto Ă© o princĂ­pio da sabedoria. Os homens tĂȘm estes quatro princĂ­pios, do mesmo modo que tĂȘm quatro membros.