Citações de Confúcio

243 resultados
Frases, pensamentos e outras citações de Confúcio para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

Por muito longe que o espírito alcance, nunca irá tão longe como o coração.

A preguiça caminha tão devagar, que a pobreza não tem dificuldade em a alcançar.

Escolha um trabalho que você ame e não tenha que trabalhar um único dia a mais de sua vida.

Um homem enraivecido está sempre cheio de veneno. Se não encontrar onde derramar, irá derramar dentro de si mesmo.

Matar um homem para salvar o mundo não é actuar para o bem do mundo. Imolar-se a si mesmo, eis o que é agir bem.

Em todas as coisas o sucesso depende de uma preparação prévia, e sem tal preparação o falhanço é certo.

Querem que vos ensine o modo de chegar à ciência verdadeira? Aquilo que se sabe, saber que se sabe; aquilo que não se sabe, saber que não se sabe; na verdade é este o saber.

Ao Filósofo não interessa saber resposta, basta compreender o por quê das perguntas.

Estudo sem pensamento é trabalho perdido, pensamento sem estudo é perigoso. Variante: Aquele que aprende mas não pensa está perdido. Aquele que pensa mas não aprende está em grande perigo.

Num mundo culto temos uma conduta florida, e num mundo inculto temos discursos floridos.

A Doutrina da Humanidade

Ter suficiente domínio sobre si mesmo para julgar os outros em comparação consigo e agir em relação a eles como nós quereríamos que eles agissem para connosco é o que se pode chamar a doutrina da humanidade; nada há mais para além disso.
Se não se tem um coração misericordioso e compassivo, não se é um homem; se não se têm os sentimentos da vergonha e da aversão, não se é um homem; se não se têm os sentimentos da abnegação e da cortesia, não se é um homem; se não se tem o sentimento da verdade e do falso ou do justo e do injusto, não se é um homem. Um coração misericordioso e compassivo é o princípio da humanidade; o sentimento da vergonha e da aversão é o princípio da equidade e da justiça; o sentimento da abnegação e da cortesia é o princípio do convívio social; o sentimento do verdadeiro e do falso ou do justo e injusto é o princípio da sabedoria. Os homens têm estes quatro princípios, do mesmo modo que têm quatro membros.

Se você tem uma laranja e troca com outra pessoa que também tem uma laranja, cada um fica com uma laranja. Mas se você tem uma ideia e troca com outra pessoa que também tem uma ideia, cada um fica com duas.