Passagens de ConfĂșcio

244 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de ConfĂșcio para ler e compartilhar. Os melhores escritores estĂŁo em Poetris.

O Homem Honroso

O homem honroso dĂĄ atenção especial a nove coisas. Dedica-se a ver bem o que olha, a ouvir bem o que escuta; cuida para ter uma aparĂȘncia afĂĄvel, para ter uma atitude deferente, para ser sincero nas suas palavras, para ser diligente nas suas acçÔes; no meio das suas dĂșvidas, tem o cuidado de interrogar; quando estĂĄ descontente, pensa nas consequĂȘncias desastrosas da cĂłlera; frente a um bem a obter, lembra-se da justiça.
(…) Buscar o bem, como se temĂȘssemos nĂŁo conseguir alcançå-lo; evitar o mal, como se tivĂ©ssemos enfiado a mĂŁo na ĂĄgua fervente; Ă© um princĂ­pio que eu vi ser posto em prĂĄtica e que aprendi. Viver isolado na busca do seu ideal, praticar a justiça, a fim de realizar a sua Via, Ă© um princĂ­pio que aprendi, mas ainda nĂŁo vi ninguĂ©m segui-lo.

NĂŁo faças a outro o que nĂŁo queres que te façam. Variante: NĂŁo faça aos outros o que vocĂȘ nĂŁo quer que seja feito a vocĂȘ.

O såbio teme o céu sereno; em compensação, quando vem a tempestade ele caminha sobre as ondas e desafia o vento.

Seis Virtudes que se Podem Tornar Defeitos

Conheceis as seis virtudes e os seis defeitos nos quais pode cair aquele que quer praticar as seis virtudes sem conhecĂȘ-las bem? O defeito daquele que quer ser benfeitor e nĂŁo quis aprender a sĂȘ-lo, Ă© a falta de discernimento; o defeito daquele que ama a ciĂȘncia e nĂŁo ama o estudo, Ă© o de cair em erro; o defeito daquele que gosta de cumprir promessas e nĂŁo aprendeu a fazĂȘ-las, Ă© prejudicar os outros, prometendo-lhes e dando-lhes coisas nocivas; o defeito daquele que ama a franqueza e nĂŁo aprendeu a praticĂĄ-la Ă© o de aconselhar a repreender muito livremente sem nenhuma consideração para com as pessoas; o defeito daquele que gosta de mostrar coragem e nĂŁo aprendeu a saber doseĂĄ-la Ă© perturbar a ordem; o defeito daquele que ama a firmeza de alma e nĂŁo aprendeu a limitĂĄ-la Ă© a temeridade.