Passagens de Carl Sagan

51 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Carl Sagan para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

A ciência não é só compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade.

Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você.

A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!

Existem muitas hip√≥teses na ci√™ncia que s√£o erradas. Isso √© perfeitamente correto; elas s√£o a abertura para descobrir o que √© certo. A ci√™ncia √© um processo auto-corretivo. Para serem aceitas, novas id√©ias devem sobreviver aos mais rigorosos padr√Ķes de evid√™ncia e escrut√≠nio.

Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço.

O que é mais assustador? A ideia de extraterrestres em mundos estranhos, ou a ideia de que, em todo este imenso universo, nós estamos sozinhos?

O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tão pouco lhe é adverso: é-lhe indiferente.

O fato de que muitos riram de alguns gênios não implica que todos de quem se riem são gênios. Riram de Colombo, de Fulton, e dos irmãos Wright. Mas riram também de Bozo, o palhaço.

Quase morrer √© uma experi√™ncia t√£o positiva e construtora do car√°ter, que a recomendaria a todos – n√£o fosse, √© claro, o elemento irredut√≠vel e essencial do risco…

Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.

Em toda e qualquer cultura, imaginamos o Universo governado por algo parecido com nosso próprio sistema político. Poucos acham a similaridade suspeita.

Acreditar em Deus é desprezar todos os mistérios do mundo e todos os desafios à nossa inteligência. Simplesmente desliga-se a mente e diz-se: foi Deus que o fez.

Como as nossas paix√Ķes pelos esportes s√£o t√£o profundas e t√£o amplamente distribu√≠das, √© prov√°vel que fa√ßam parte de nosso hardware – n√£o est√£o em nossos c√©rebros, mas em nossos genes.

Os Mesmos Erros

Mesmo um exame superficial da hist√≥ria revela que n√≥s, seres humanos, temos uma triste tend√™ncia para cometer os mesmos erros repetidas vezes. Temos medo dos desconhecidos ou de qualquer pessoa que seja um pouco diferente de n√≥s. Quando ficamos assustados, come√ßamos a ser agressivos para as pessoas que nos rodeiam. Temos bot√Ķes de f√°cil acesso que, quando carregamos neles, libertam emo√ß√Ķes poderosas. Podemos ser manipulados at√© extremos de insensatez por pol√≠ticos espertos. D√™em-nos o tipo de chefe certo e, tal como o mais sugestion√°vel paciente do terapeuta pela hipnose, faremos de bom grado quase tudo o que ele quer – mesmo coisas que sabemos serem erradas.

Para mim, é muito melhor compreender o universo como ele realmente é do que persistir no engano, por mais satisfatório e tranquilizador que possa parecer.

Na ciência é bem comum um cientista dizer, Quer saber, seu argumento é realmente bom; minha posição estava errada, e então eles realmente irão mudar de opinião e nunca mais irão voltar na antiga novamente. Eles realmente fazem isso.