Passagens de Carl Sagan

51 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Carl Sagan para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

A qu√≠mica que produz a vida √© reproduzida facilmente por todo o cosmo. Parece improv√°vel que sejamos os √ļnicos seres inteligentes. √Č poss√≠vel mas improv√°vel!

Em um Universo que j√° tem 10 ou 15 bilh√Ķes de anos, estamos constantemente esbarrando em surpresas.

A Aceitação da Fraude

Uma das li√ß√Ķes mais tristes da hist√≥ria √© a seguinte: Se formos enganados durante muito tempo, temos tend√™ncia a rejeitar qualquer prova de fraude. Deixamos de estar interessados em descobrir a verdade. A fraude apanhou-nos. √Č demasiado doloroso reconhecer, nem que seja para n√≥s mesmos , que fomos levados √† certa. Uma vez que damos a um charlat√£o poder sobre n√≥s mesmos, quase nunca o recuperamos. Por conseguinte, as velhas fraudes t√™m tend√™ncia a persistir, ao mesmo tempo que surgem outras novas.

A vida √© apenas uma vis√£o moment√Ęnea das maravilhas deste assombroso universo, e √© triste que tantos se desgastem sonhando com fantasias espirituais.

A ciência não é só compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade.

Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você.

A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!

Existem muitas hip√≥teses na ci√™ncia que s√£o erradas. Isso √© perfeitamente correto; elas s√£o a abertura para descobrir o que √© certo. A ci√™ncia √© um processo auto-corretivo. Para serem aceitas, novas id√©ias devem sobreviver aos mais rigorosos padr√Ķes de evid√™ncia e escrut√≠nio.

Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço.

O que é mais assustador? A ideia de extraterrestres em mundos estranhos, ou a ideia de que, em todo este imenso universo, nós estamos sozinhos?

O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tão pouco lhe é adverso: é-lhe indiferente.

O fato de que muitos riram de alguns gênios não implica que todos de quem se riem são gênios. Riram de Colombo, de Fulton, e dos irmãos Wright. Mas riram também de Bozo, o palhaço.

Quase morrer √© uma experi√™ncia t√£o positiva e construtora do car√°ter, que a recomendaria a todos – n√£o fosse, √© claro, o elemento irredut√≠vel e essencial do risco…

Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.