Passagens de Sun Tzu

48 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Sun Tzu para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

Quando cercar o inimigo, deixe uma saída para ele, caso contrário, ele lutará até a morte.

A vantagem estratégica desenvolvida por bons guerreiros é como o movimento de uma pedra redonda, rolando por uma montanha de 300 metros de altura. A força necessária é insignificante; o resultado, espetacular.

Derrotar o inimigo em cem batalhas não é a excelência suprema; a excelência suprema consiste em vencer o inimigo sem ser preciso lutar.

√Č prefer√≠vel capturar o ex√©rcito inimigo a destru√≠-lo. Obter uma centena de batalhas n√£o √© o c√ļmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem combater, isso sim √© o c√ļmulo da habilidade.

Seja r√°pido como um trov√£o que retumba antes que se tenha podido tapar os ouvidos e veloz como o rel√Ęmpago que brilha antes de ter podido piscar.

Na arte da guerra, a melhor opção é tomar o país inimigo intacto. Esmagá-lo é apenas a segunda melhor opção.

Os que ignoram as condi√ß√Ķes geogr√°ficas – montanhas e florestas – desfiladeiros perigosos, p√Ęntanos e lama√ßais – n√£o podem conduzir a marcha de um ex√©rcito.

Quando o comandante demonstrar fraqueza, não tiver autoridade, suas ordens não forem claras e seus oficiais e tropas forem indisciplinados, o resultado será o caos e a desorganização absoluta.

A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço.

Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada.

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.

Quando capaz, finja ser incapaz; quando pronto, finja estar despreparado; quando próximo, finja estar longe; quando longe, façam acreditar que está próximo.

Um soberano jamais deve colocar em ação um exército motivado pela raiva; um líder jamais deve iniciar uma guerra motivado pela ira.

(…) um comandante militar deve atacar onde o inimigo est√° desprevenido e deve utilizar caminhos que, para o inimigo, s√£o inesperados… – Princ√≠pio da Surpresa.

Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.

(…) se n√£o √© vantajoso, nunca envie suas tropas; se n√£o lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se n√£o √© uma situa√ß√£o perigosa, nunca lute uma batalha precipitada…

(…) qualquer opera√ß√£o militar tem na dissimula√ß√£o sua qualidade b√°sica…