Textos sobre ConsequĂȘncia de Johann Wolfgang von Goethe

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Textos de consequĂȘncia de Johann Wolfgang von Goethe. Leia este e outros textos de Johann Wolfgang von Goethe em Poetris.

O Acto de Produzir Levado ao Limite

Ao longo da vida, acontece muitas vezes que, em meio das nossas maiores certezas, notamos subitamente que estamos a ser vĂ­timas de um erro e que fomos cativados por pessoas ou por coisas com as quais sonhĂĄmos uma relação que nĂŁo resiste ao olhar atento da vigĂ­lia. E acontece tambĂ©m que, apesar de tudo, nĂŁo somos capazes de nos desprender, como se fĂŽssemos retidos por uma força que nos parece inexplicĂĄvel. Mas por vezes atingimos uma consciĂȘncia plena destas situaçÔes e compreendemos que, tanto quanto uma verdade, um erro pode motivar-nos e conduzir-nos a uma certa actividade.
E, como a acção comporta sempre decisĂ”es, um erro posto em acção pode muito bem dar origem a qualquer coisa de bom, se a eficĂĄcia desse fazer se estender atĂ© ao infinito. O acto de produzir Ă© sem dĂșvida o que temos de melhor, mas do que fica dito compreende-se que tambĂ©m o acto de destruir nĂŁo deixa de ter consequĂȘncias benĂ©ficas.

Igualdade nĂŁo Ă© Liberdade

Todos os homens são iguais em sociedade. Nenhuma sociedade se pode fundamentar noutra coisa que não seja a noção de igualdade. Acima de tudo não pode fundamentar-se no conceito de liberdade. A igualdade é qualquer coisa que quero encontrar na sociedade, ao passo que a liberdade, nomeadamente a liberdade moral de me dispor à subordinação, transporto-a comigo.
A sociedade que me acolhe tem portanto que me dizer: «É teu dever ser igual a todos nĂłs». E nĂŁo pode acrescentar mais que isto: «Desejamos que tu, com toda a convicção, de tua livre e racional vontade, renuncies aos teus privilĂ©gios».
O nosso Ășnico passe de mĂĄgica consiste no facto de prescindirmos da nossa existĂȘncia para podermos existir.
A mais elevada finalidade da sociedade Ă© consequĂȘncia das vantagens que assegura a cada um. Cada um sacrifica racionalmente a essa consequĂȘncia uma grande quantidade de coisas. A sociedade, portanto, muito mais. Por causa da dita consequĂȘncia, a vantagem pontual de cada membro da sociedade anda perto de se reduzir a nada.