Textos sobre Desejos de CĂ­cero

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Textos de desejos de CĂ­cero. Leia este e outros textos de CĂ­cero em Poetris.

A Busca da GlĂłria

Com que pensamento nas suas mentes suporĂ­amos que esta tropa de homens ilustres perdeu a vida pelo bem pĂșblico? Seria para que o seu nome ficasse restrito aos limites estreitos de sua vida? NinguĂ©m jamais se teria exposto Ă  morte pelo seu paĂ­s sem uma boa esperança de alcançar a imortalidade. TemĂ­stocles poderia ter levado uma vida tranquila (…) e eu poderia ter feito o mesmo. Mas acontece que, de algum modo, foi implantado na mente dos homens um pressentimento profundamente arraigado sobre as eras futuras, e tal sentimento torna-se mais forte e mais patente nos homens dotados de gĂ©nio e espĂ­rito mais elevado. Retire-se tal sentimento, e quem seria louco de passar a vida em constante perigo e labuta? AtĂ© aqui falei de estadistas, mas e os poetas? NĂŁo possuem eles algum desejo de fama apĂłs a morte? (…) Mas porquĂȘ parar nos poetas? Os artistas anseiam tornar-se famosos apĂłs a morte.

A Amizade como Auxiliar da Virtude

A maioria dos homens, na sua injustiça, para nĂŁo dizer na sua imprudĂȘncia, quer possuir amigos tais como eles prĂłprios nĂŁo seriam. Exigem o que nĂŁo tĂȘm. O que Ă© justo Ă© que, primeiro, sejamos homens de bem e em seguida procuremos o que nos pareça sĂȘ-lo. SĂł entre homens virtuosos se pode estabelecer esta conveniĂȘncia em amizade, sobre a qual insisto hĂĄ muito tempo. Unidos pela benevolĂȘncia, guiar-se-ĂŁo nas paixĂ”es a que se escravizam os outros homens. AmarĂŁo a justiça e a equidade. EstarĂŁo sempre prontos a tudo empreender uns pelos outros, e nĂŁo se exigirĂŁo reciprocamente nada que nĂŁo seja honesto e legĂ­timo. Enfim, terĂŁo uns para os outros, nĂŁo somente deferĂȘncias e ternuras, mas, tambĂ©m, respeito. Eliminar o respeito da amizade Ă© podar-lhe o seu mais belo ornamento.
É pois erro funesto crer que a amizade abre via livre Ă s paixĂ”es e a todos os gĂ©neros de desordens. A natureza deu-nos a amizade, nĂŁo como cumplice do vĂ­cio, mas como auxiliar da virtude.
A fim de que a virtude, que, sozinha, não poderia chegar ao åpice, pudesse atingi-lo com o auxílio e o apoio de tal companhia. Aqueles para quem esta aliança existe, existiu ou existirå,

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