Textos sobre Interesses de Francisco Sá Carneiro

2 resultados
Textos de interesses de Francisco Sá Carneiro. Leia este e outros textos de Francisco Sá Carneiro em Poetris.

Fartos da Demagogia e do Sectarismo

E os Portugueses? Fartos dos malabarismos que os partidos do poder fizeram para a ele se manterem agarrados, fartos da demagogia e do sectarismo, correspondem a esta crise polĂ­tica com uma atitude de profunda indiferença, que Ă© altamente preocupante em democracia. (…) Face a esta crise nacional, face a um paĂ­s angustiado, desagregado e Ă  deriva, em que se fracionaram os sentidos de solidariedade e de interesse nacional para serem substituĂ­dos por uma polĂ­tica do salve-se quem puder, o Povo PortuguĂŞs esperava que este debate lhe trouxesse finalmente uma esperança nova de ver os partidos discutirem aqui os verdadeiros problemas nacionais, de ver os partidos reconsiderarem aqui as suas posições, reconhecerem os seus erros, disporem-se a encetar vida nova.

O Liberalismo

O regime liberal é aquele em que os direitos da pessoa são apenas considerados inalienáveis aos interesses da comunidade. Por isso, nele se procura assegurar nas leis e na prática o respeito da pessoa mediante o efetivo exercício daqueles direitos, mas não a destruição dela pela anarquia totalitária ou libertária.

(…) Se se entende por liberal todo aquele que acha indispensável que qualquer solução polĂ­tica respeite as liberdades e os direitos fundamentais da pessoa humana, sou efetivamente liberal. Se, por outro lado, se limita a conceção de liberalismo ao campo exclusivamente econĂłmico e se tem como liberal aquele que preconiza a abstenção do poder polĂ­tico em relação ao campo econĂłmico e ao campo social, nesse sentido nĂŁo sou liberal.