Fartos da Demagogia e do Sectarismo
E os Portugueses? Fartos dos malabarismos que os partidos do poder fizeram para a ele se manterem agarrados, fartos da demagogia e do sectarismo, correspondem a esta crise polĂtica com uma atitude de profunda indiferença, que Ă© altamente preocupante em democracia. (…) Face a esta crise nacional, face a um paĂs angustiado, desagregado e Ă deriva, em que se fracionaram os sentidos de solidariedade e de interesse nacional para serem substituĂdos por uma polĂtica do salve-se quem puder, o Povo PortuguĂŞs esperava que este debate lhe trouxesse finalmente uma esperança nova de ver os partidos discutirem aqui os verdadeiros problemas nacionais, de ver os partidos reconsiderarem aqui as suas posições, reconhecerem os seus erros, disporem-se a encetar vida nova.
Textos sobre Interesses de Francisco Sá Carneiro
2 resultadosO Liberalismo
O regime liberal Ă© aquele em que os direitos da pessoa sĂŁo apenas considerados inalienáveis aos interesses da comunidade. Por isso, nele se procura assegurar nas leis e na prática o respeito da pessoa mediante o efetivo exercĂcio daqueles direitos, mas nĂŁo a destruição dela pela anarquia totalitária ou libertária.
(…) Se se entende por liberal todo aquele que acha indispensável que qualquer solução polĂtica respeite as liberdades e os direitos fundamentais da pessoa humana, sou efetivamente liberal. Se, por outro lado, se limita a conceção de liberalismo ao campo exclusivamente econĂłmico e se tem como liberal aquele que preconiza a abstenção do poder polĂtico em relação ao campo econĂłmico e ao campo social, nesse sentido nĂŁo sou liberal.