Textos sobre InĂșteis de Milan Kundera

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Textos de inĂșteis de Milan Kundera. Leia este e outros textos de Milan Kundera em Poetris.

A Actualidade Absorve o Romance

O espĂ­rito do romance Ă© o espĂ­rito da complexidade. Cada romance diz ao leitor: «As coisas sĂŁo mais complicadas do que tu pensas». É a verdade eterna do romance mas que cada vez se faz menos ouvir na algazarra das respostas simples e rĂĄpidas que precedem a pergunta e a excluem. Para o espĂ­rito do nosso tempo Ă© ou Anna ou entĂŁo Karenine quem tem razĂŁo, e a velha sabedoria de Cervantes, que nos fala da dificuldade de saber e da inacessĂ­vel verdade, parece incĂłmoda e inĂștil.
O espĂ­rito do romance Ă© o espĂ­rito de continuidade: cada obra Ă© a resposta Ă s obras precedentes, cada obra contĂ©m toda a experiĂȘncia anterior do romance. Mas o espĂ­rito do nosso tempo estĂĄ fixado sobre a actualidade que Ă© tĂŁo expansiva, tĂŁo ampla, que empurra o passado do nosso horizonte e reduz o tempo ao Ășnico segundo presente. IncluĂ­do neste sistema, o romance jĂĄ nĂŁo Ă© obra (coisa destinada a durar, a ligar o passado ao futuro) mas acontecimento da actualidade como outros acontecimentos, um gesto sem amanhĂŁ.

A Nostalgia da Europa

Na Idade Média, a unidade europeia repousava na religião comum. Nos Tempos Modernos, ela cedeu o lugar à cultura (à criação cultural) que se tornou na realização dos valores supremos pelos quais os Europeus se reconhecem, se definem, se identificam. Ora, hoje, a cultura cede, por sua vez, o lugar.
Mas, a quĂȘ e a quem? Qual Ă© o domĂ­nio onde se realizaram valores supremos susceptĂ­veis de unir a Europa? As conquistas tĂ©cnicas? O mercado? A polĂ­tica com o ideal de democracia, com o princĂ­pio da tolerĂąncia? Mas, essa tolerĂąncia, que jĂĄ nĂŁo protege nenhuma criação rica nem nenhum pensamento forte, nĂŁo se tornarĂĄ oca e inĂștil? Ou entĂŁo, serĂĄ que podemos entender a demissĂŁo da cultura como uma espĂ©cie de libertação Ă  qual nos devemos abandonar com euforia? NĂŁo sei. A Ășnica coisa que julgo saber Ă© que a cultura jĂĄ cedeu o seu lugar. Assim, a imagem da identidade europeia afasta-se do passado. Europeu: aquele que tem a nostalgia da Europa.