Saber Resolver Problemas

HĂĄ pessoas que tĂȘm dificuldade em identificar os seus problemas. Usando de uma grande capacidade de adaptação, vĂŁo-se habituando a que as coisas lhes estejam a correr menos bem, sem conseguirem perceber exactamente qual o ou os problemas que os apoquentam.
Mas tambĂ©m existe quem tenha tendĂȘncia para pensar que o problema nĂŁo Ă© seu. Percebem que ele existe, identificam-no, mas comportam-se com alguma indiferença, como se o problema fosse dos outros, nĂŁo assumindo a sua responsabilidade.
HĂĄ ainda quem fique Ă  espera que os problemas se resolvam por si, ou que alguĂ©m lhos resolva. Embora consigam identificĂĄ-los e reconhecĂȘ-los como seus, parecem considerar que compete a outros — familiares, amigos, colegas — ou Ă  sociedade em geral resolvĂȘ-los.
Assim como existe quem, em vez de se dedicar a procurar solução para os seus problemas, concentrando neles a sua atenção e canalizando para a sua resolução a energia possível, prefira desenvolver pråticas místicas, pretendendo que uma ou vårias entidades mais ou menos divinas façam o que afinal lhes compete a eles próprios fazer.

Um problema Ă© uma coisa difĂ­cil de compreender, explicar ou resolver. É tudo aquilo que resiste Ă  penetração da inteligĂȘncia, constituindo uma incĂłgnita ou dificuldade a resolver.

Continue lendo…