Passagens de Anatole France

147 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Anatole France para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

Os sonhos dos filósofos têm, em todos os tempos, animado homens de acção que puseram mãos à obra para realizá-los.

Chamamos perigosos àqueles cujo espírito é diferente do nosso e imorais aos que não têm a nossa moral.

A Verdade e a Mentira

Gosto da verdade. Acredito que a humanidade precisa dela; mas precisa ainda mais da mentira que a lisonjeia, a consola, lhe dá esperanças infinitas. Sem a mentira, a humanidade pereceria de desespero e de tédio.

Se destruissemos todos os sonhos dos homens, a terra perderia suas formas e suas cores e nós adormeceríamos em uma cinzenta estupidez.

Em mat√©ria de propriedade, o direito do primeiro ocupante √© incerto e pouco seguro. O direito de conquista, pelo contr√°rio, assenta em fundamentos s√≥lidos. Ele √© respeit√°vel porque √© o √ļnico que se faz respeitar.

A preocupação de mudar a forma de governo é a mais vã e frívola a que pode dedicar-se a inteligência.

Ao ouvir tais palavras, pensei que √© um grande erro ser desgra√ßado e que esse erro n√£o se perdoa aos que foram, por muito tempo, dignos de inveja. A queda deles vinga e d√° prazer aos outros ‚Äď todos impiedosos.

Os Grandes Homens aborrecem-se sem os Pequenos

Uma companhia formada exclusivamente de grandes homens seria pouco numerosa e pareceria triste. Os grandes homens n√£o se podem tolerar uns aos outros, e falta-lhes esp√≠rito. √Č bom mistur√°-los com os pequenos.

. J√©r√īme Coignard’

Aspectos Positivos do Trabalho

O trabalho √© bom para o homem. Distrai-o da pr√≥pria vida, desvia-o da vis√£o assustadora de si mesmo; impede-o de olhar esse outro que √© ele e que lhe torna a solid√£o horr√≠vel. √Č um santo rem√©dio para a √©tica e a est√©tica. O trabalho tem mais isto de excelente: distrai a nossa vaidade, engana a nossa falta de poder e faz-nos sentir a esperan√ßa de um bom evento.

Uma besteira repetida por trinta e seis milh√Ķes de bocas n√£o deixa de ser uma besteira. As maiorias t√™m mostrado as mais das vezes uma aptid√£o superior √† servid√£o.