Cita√ß√Ķes de Anatole France

147 resultados
Frases, pensamentos e outras cita√ß√Ķes de Anatole France para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

A religião outorga ao indivíduo a compreensão do significado de sua existência e de seu destino.

√Č uma grande tolice o ¬ęconhece-te a ti mesmo¬Ľ da filosofia grega. N√£o conheceremos nunca nem a n√≥s nem aos outros. Mas n√£o se trata disso. Criar o mundo √© menos imposs√≠vel do que explic√°-lo.

Agrade√ßo ao destino por ter-me feito nascer pobre. A pobreza foi-me uma amiga benfazeja; ensinou-me o pre√ßo verdadeiro dos bens √ļteis √† vida, que sem ela n√£o teria conhecido. Evitando-me o peso do luxo, devotou-me √† arte e √† beleza.

A Virtude do Sofrimento

O sofrimento! Que divino desconhecido! Devemos-lhe tudo o que é bom em nós, tudo o que dá valor à vida; devemos-lhe a compaixão, devemos-lhe a coragem, devemos-lhe todas as virtudes. A terra não passa de um grão de areia no deserto infinito dos mundos. Mas, se o sofrimento se limita à terra, ela é maior que todo o resto do universo.

Pois a mulher √© a grande educadora do homem: ensina-lhe as virtudes encantadoras, a polidez, a discri√ß√£o e essa altivez que teme ser importuna. Ela mostra a alguns a arte de agradar, a todos a arte √ļtil de n√£o desagradar.

Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar.

A majestosa igualdade das leis, que proíbe tanto o rico como o pobre de dormir sob as pontes, de mendigar nas ruas e de roubar pão.

O trabalho conv√©m ao homem, (…) evita que ele olhe para esse outro que √© ele e que lhe torna a solid√£o horr√≠vel.