É menos mau inquietar-se na dúvida do que descansar no erro.
Frases sobre Dúvida
183 resultadosSó sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida.
Duvidar das próprias convicções pode fortalecê-las se elas tiverem fundamento, ou pode abrir novas possibilidades do pensamento se elas forem frágeis e superficiais. Quem sabe utilizar a arte da dúvida vai ao encontro da sabedoria superior e, por isso, sempre considera o próprio conhecimento como uma pequena gota num oceano.
Dez mil dificuldades não constituem uma dúvida.
Sem dúvida, o período mais feliz do casamento é a lua-de-mel; o problema é que, para poder repeti-la, devem acontecer coisas muito desagradáveis.
Destruída está a velha lira, na rocha que se chama Cristo! A lira que para a má comemoração, era movimentada pelo inimigo mau. A lira que soava para a rebelião, que cantava dúvidas, zombarias e apostasias. Senhor, Senhor, eu me ajoelho, perdoa, perdoa minhas canções!
Temo bastante que as boas pessoas tragam bastantes males a este mundo. O seu grande erro é, sem dúvida, o de darem tanta importância ao mal.
O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida.
Ser homem é ter dúvidas, e mesmo assim continuar o seu caminho.
Na dúvida, digam a verdade.
As mulheres dão tudo aos homens, até o ouro das suas vidas. Sem dúvida, mas, infalivelmente, exigem que lho convertam em moeda corrente.
Jamais deixe que as dúvidas paralisem suas ações. Tome sempre todas as decisões que precisar tomar, mesmo sem ter a segurança de estar decidindo corretamente.
Você foi a esperança nos meus dias de solidão,a angústia dos meus instantes de dúvida, a certeza nos momentos de fé.
As gralhas afirmam que basta uma para destruir o céu. Não há dúvida quanto a isso, mas não prova nada contra o céu, pois os céus significam justamente: impossibilidade de gralhas.
Uma mentira é mais confortável que a dúvida, mais útil que o amor, mais duradoura que a verdade.
Duvidemos até mesmo da própria dúvida.
É que nos apresentavam o progresso como divindade irrisória. Progresso do comércio e da indústria; das belas-artes, principalmente, que estupidez! Progresso do conhecimento, sim, sem dúvida. Mas o que importa é o progresso do próprio Homem.
Na verdade, sabe-se somente quando se sabe pouco; com o saber cresce a dúvida.
Quando tinha cerca de quinze anos, li «Crime e Castigo». Creio que tive então, pela primeira vez, a sensação do que era um romance ou do que podia chegar a ser, e nunca tive dúvidas de que essa foi a experiência que me determinou a ser o que sou.
O escritor entrelaça uma história com as suas próprias dúvidas, perguntas e valores. Isso é arte.