Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas… continuarei a escrever
Citações de Clarice Lispector
1250 resultadosEscrevi nove livros que fizeram muitas pessoas me amar de longe. Mas ser cronista tem um mistério que não entendo: é que os cronistas, pelo menos os do Rio, são muito amados. E escrever a espécie de crónica aos sábados tem me trazido mais amor ainda.
A missão não é leve: cada homem é responsável pelo mundo inteiro.
O autor que tenha medo da popularidade, senão será derrotado pelo triunfo. Tem uma hora em que se deve tirar retrato de si mesmo. A fome é sempre igual à primeira fome. A carência se renova inteira e vazia.
Porque eu sozinho não consigo: a solidão, a mesma que existe em cada um, me faz inventar.
Ver as pessoas mudando não é o que machuca. O que machuca é lembrar quem elas costumavam ser.
Desculpem eu ser eu. Quero ficar só! grita a alma do tímido que só se liberta na solidão. Contraditoriamente quer o quente aconchego das pessoas.
Sei o que é absoluto porque existo e sou relativa. Minha ignorância é realmente a minha esperança: não sei adjetivar. Olhando para o céu fico tonta de mim mesma.
Minhas desequilibradas palavras são o luxo do meu silêncio.
Apesar de sagaz, não compreendo realmente o que está me acontecendo. Um Sopro de Vida
Não perguntavam por mim, mas deram por minha falta. Na trama da minha ausência, inventaram tela falsa.
Este instante é. Você que me lê é.
A mensagem é clara: não sacrifique o dia de hoje pelo de amanhã. Se você se sente infeliz agora, tome alguma providência agora, pois só na sequência dos agoras é que você existe.
Sim, descobriu divertida… Por que não? Por que não tentar amar? Por que não tentar viver?
Disso tudo, restam nervos muito sensíveis e uma predisposição séria para ficar calada. Mas aceito tanto agora. Nem sempre pacificamente, mas a atitude é de aceitar.
Muito sinceramente, jamais desejei ou desejaria a popularidade – sou individualista demais para que pudesse suportar a invasão de que uma pessoa popular é vítima.
Eu sei gargalhar com os olhos, e sorrir com o corpo todo.
Sem entender jamais o que havia de bom em ser gente, em sentir-se cansada, em diariamente falir; só os iniciados compreendem essa nuance de vício e esse refinamento de vida.
Vou me acrescentando em folhas.
Fico tão assustada quando percebo que durante horas perdi minha formação humana. Não sei se terei uma outra para substituir a perdida.