Frases de Clarice Lispector

1187 resultados
Frases de Clarice Lispector. Conheça este e outros autores famosos em Poetris.

O segredo destas flores fechadas é que exatamente no primeiro dia de primavera elas se abrem se dão ao mundo.

Ser é ser além do humano. Ser homem não dá certo, ser homem tem sido um constrangimento. O desconhecido nos aguarda, mas sinto que esse desconhecido é uma totalização e será a verdadeira humanização pela qual ansiamos.

Eu te odeio, disse ela para um homem cujo crime √ļnico era o de n√£o am√°-la. Eu te odeio, disse muito apressada. Mas n√£o sabia sequer como se fazia.

Oh, Deus, eu que fa√ßo concorr√™ncia a mim mesma. Me detesto. Felizmente os outros gostam de mim. √Č uma tranquilidade. Um sopro de vida.

Porque eu fazia do amor um c√°lculo matem√°tico errado: pensava que, somando as compreens√Ķes, eu amava. N√£o sabia que, somando as incompreens√Ķes √© que se ama verdadeiramente

Não entendo de sonhos. Mas este me parece um profundo desejo de mudança de vida. Não precisa ser feliz sequer. Basta ano novo. E é tão difícil mudar. Às vezes escorre sangue.

S√≥ porque √© dif√≠cil compreender e amar o que √© espont√Ęneo e franciscano. Entender o dif√≠cil n√£o √© vantagem, mas amar o que √© f√°cil √© uma grande subida na escala humana.

Parece-me que eu vagamente sentia que, enquanto sofresse fisicamente de um modo t√£o insuport√°vel, isso seria a prova de estar vivendo ao m√°ximo.

O reino vegetal não tem inteligência e só tem um instinto, o de viver. Talvez essa falta de inteligência e de instintos seja o que nos deixa ficar tanto tempo sentada dentro do reino vegetal.

Sua existência foi tão completa e tão ligada à verdade que provavelmente na hora de entregar-se e findar, teria pensado, se tivesse o hábito de pensar: eu nunca fui.

Os humanos têm obstáculos que não dificultam a vida dos animais, como raciocínio, lógica, compreensão. Enquanto os animais têm a esplendidez daquilo que é directo e se dirige directo.

Perdi o jeito de ser gente. Não sei mais como se é. E uma espécie toda nova da solidão de não pertencer começou a me invadir como heras num muro.