A nossa arte consiste em sermos ofuscados pela verdade: a luz sobre o rosto horrĂvel que vai recuando Ă© verdadeira, de resto nada.
Frases de Franz Kafka
211 resultadosTeoricamente existe uma hipĂłtese de felicidade plena: acreditar no que há de indestrutĂvel em si prĂłprio e nĂŁo ter de lutar para o alcançar.
Ter de suportar e de ser a causa de tanto sofrimento!
A desproporção do mundo parece ser, de maneira consoladora, apenas numérica.
Como um trilho no Outono: mal foi varrido, cobre-se outra vez de folhas secas.
Se tivesse sido possĂvel construir a torre de Babel sem a escalar atĂ© ao topo, ela teria sido permitida.
Se quiserem, era sábio, porque estava preparado para morrer em qualquer altura, mas não por ter tomado conta de tudo que me tinha sido entregue, mas antes por não ter feito nada com isso, e nem podia sequer esperar fazer algum dia o que quer que fosse.
Viver na selva. Com ciúmes da felicidade e da eterna pujança da natureza cuja força activa, como a minha, é no entanto a necessidade, se bem que satisfazendo sempre as exigências que o adversário decreta. E tão facilmente, tão musicalmente.
Incerteza, aridez, paz – todas as coisas passam por aà e desaparecem.
Os pais que esperam a gratidão dos filhos (há até os que a exigem) são usurários que alegremente arriscam o capital apenas se receberem juros.
O que pode ser mais alegre que a crença em um deus da casa?
O Sentido da vida Ă© que ela termina
Nunca casaria com uma rapariga com quem tivesse vivido na mesma cidade durante um ano.
Quando digo alguma coisa, isso perde imediatamente e totalmente a importância, quando escrevo, também a perde, mas por vezes ganha uma nova importância.
Superstição e princĂpios Ă© o que torna a vida possĂvel; alcança-se um inferno de virtude atravĂ©s de um cĂ©u de vĂcios. TĂŁo facilmente? TĂŁo imundamente? TĂŁo inacreditavelmente? A superstição Ă© fácil.
De um verdadeiro adversário flui uma coragem sem limites para dentro de ti.
Um livro deve ser o machado que partirá os mares congelados dentro de nossa alma
O termo literatura, dito como censura, é uma abreviatura tão forte que – deve ter sempre havido uma intenção semelhante desde os primeiros tempos – se tornou uma abreviatura também para ideias; o termo retira a verdadeira perspectiva e obriga a censura a cair muito antes e muito longe do seu alvo.
Uma fé como uma guilhotina, tão pesada e tão leve.
Com tanta firmeza quanto a mão segura a pedra. Ela segura-a firmemente, porém, só para a atirar mais longe. Mas o caminho também leva àquelas distâncias.