Cita√ß√Ķes de Epiteto

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Frases, pensamentos e outras cita√ß√Ķes de Epiteto para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

Acusar os outros pelos pr√≥prios infort√ļnios √© um sinal de falta de educa√ß√£o; acusar-se a si mesmo mostra que a educa√ß√£o come√ßou; n√£o acusar nem a si mesmo nem aos outros mostra que a educa√ß√£o est√° completa.

Se pretendes fazer alguma coisa, transforme em hábito a tua pretensão. Se não pretendes, abstém-te de fazê-la.

O Preço da Elevada Conduta

Conduta e carácter do homem vulgar: nunca em si próprio busca proveito ou pena, antes se atém às coisas exteriores. Conduta e carácter do filósofo: todo o proveito e pena surtem do íntimo de si próprio.
Sinais daquele que evolui: não insulta ninguém, não louva ninguém, não se queixa de ninguém, não acusa ninguém, nada diz de si próprio como coisa importante Рe nunca afirma saber o que quer que seja. Quando embaraçado e contrariado, só a si próprio se responsabiliza. Se o louvam, ri-se discretamente de quem o louva Рe se o insultam, de nada se justifica. Comporta-se como os convalescentes, e teme enfraquecer o que se consolida antes de recuperar toda a sua firmeza.
Suprimiu em si qualquer esp√©cie de vontade, e animosidades tamb√©m: s√≥ faz pairar uma e outras sobre as √ļnicas coisas que, contr√°rias √† natureza, dependem de n√≥s. Os seus arrebatamentos quase nunca o s√£o. E caso o tenham na conta de est√ļpido ou ignorante – nenhuma inquieta√ß√£o o toma. Numa palavra: desafia-se a si pr√≥prio como se fora um inimigo de quem temesse v√°rias armadilhas.

Se disserem mal de ti com fundamento, corrige-te. Do contrário, ri e não faças caso.

Não busque a felicidade fora, mas sim dentro de você, caso contrário nunca a encontrará.

As pessoas ficam perturbadas, n√£o pelas coisas, mas pela imagem que formam delas.

Se beberes √°gua, n√£o digas por tudo e por nada que bebes √°gua.

Na prosperidade é fácil encontrar amigos; mas na adversidade é a mais ingrata das tarefas.

O caminho para a felicidade é parar de preocupar-se com o que está além do nosso poder.

Primeiro, diga a si mesmo o que você quer ser; e então faça o que tem a fazer.

A Supress√£o dos Desejos

Nenhuma das coisas que se admiram e se buscam com zelo √© √ļtil aos que as obtiveram; mas quando ainda n√£o se as t√™m, imagina-se que, se acontecerem, todos os bens estar√£o presentes com elas; e, quando est√£o diante de n√≥s, sentimos a mesma febre, a mesma agita√ß√£o e aborrecimento, o mesmo desejo pelas coisas que n√£o temos. Pois n√£o √© saciando-se com as coisas desejadas que se prepara a liberdade, √© pela supress√£o dos desejos.

Se o problema possui solução não devemos nos preocupar com ele. E se não possui solução, de nada adianta nos preocuparmos.

Quando você se ofender com as faltas de alguém, vire-se e estude os seus próprios defeitos. Cuidando deles, você esquecerá a sua raiva e aprenderá a viver sensatamente.

√Č imposs√≠vel para um homem aprender aquilo que ele acha que j√° sabe.

O que se deve ent√£o dizer assim que cada dificuldade chegue? Eu estava me preparando para isso, eu estava treinando para isso.

Na vida, não nos apresentamos a ninguém que possa confundir-nos e odiamos quem nos confunde.

Nada Vence a Vontade

A doença é um estorvo para o corpo, mas não para a vontade se ela não o desejar. O ser-se coxo é um estorvo para as pernas, mas não o é para a vontade. Assim pondera todo e qualquer acidente, e chegarás à conclusão de que o acidente estorva sempre uma ou outra coisa Рe que só para ti, movido de vontade, não é estorvo de espécie alguma.