Citações de François Fénelon

36 resultados
Frases, pensamentos e outras citações de François Fénelon para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

Muitas vezes nossos erros nos beneficiam mais do que nossos acertos. As façanhas enchem o coração de presunção perigosa; os erros obrigam o homem a recolher-se em si mesmo e devolvem-lhe aquela prudência de que os sucessos o privaram.

Para que uma obra de arte seja realmente bela, é preciso que nela o autor se esqueça de si mesmo e me permita esquecê-lo.

Antes de buscarmos o perigo, torna-se indispensável prevê-lo e temê-lo; mas, quando estamos metidos nele, só nos resta desprezá-lo.

O homem verdadeiramente livre é aquele que, isento de receios e desejos, apenas vive submetido aos deuses e à razão.

Todas as guerras são civis, pois é sempre homem contra o homem que derrama seu próprio sangue, rasgando suas próprias entranhas.

Aquele pensa que sabe muito, mas não sabe de nada, e a sua ignorância é tanta que nem sequer está em condições de saber aquilo que lhe falta.

Os que sabem ocupar-se em qualquer leitura útil e agradável nunca sentem o tédio que devora aqueles que vivem rodeados de delícias.

As guerras devem ser justas; mais ainda: devem ser necessárias para o bem público. O sangue do povo tão-somente deve derramar-se para o sal­var nas necessidades extremas.

Os homens sinceros e virtuosos, que nunca mudam de carácter e se submetem aos preceitos da virtude, nunca saberão agradar tão facilmente aos príncipes com aqueles que lhes lisonjeiam as paixões dominantes.

As façanhas enchem o coração de presunção perigosa; os erros obrigam o homem a recolher-se em si mesmo e devolvem-lhe aquela prudência de que os sucessos o privaram.