Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo – quando o homem se ergue a este píncaro, está livre, como em todos os píncaros, está só, como em todos os píncaros, está unido ao céu, a que nunca está unido, como em todos os píncaros.
Frases de Fernando Pessoa
1092 resultadosÉ nobre ser tímido, ilustre não saber agir, grande não ter jeito para viver.
Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível.
Para muitos a religião ainda é um culto do falo, desprimitivado já pela perversidade da consciência.
O mundo da verdade está muito acima das distinções entre sujeito e objecto.
Nunca penses no que vais fazer. Não o faças.
A condição essencial para ser um homem prático é a ausência de sensibilidade (…). A arte serve de fuga para a sensibilidade que a ação teve que esquecer.
Mas talvez não chegar queira dizer que há outra estrada que achar, certa estrada que está, como quando da festa se esquece quem lá está.
Os cavalos da cavalaria é que formam a cavalaria. Sem as montadas, os cavaleiros seriam peões. O lugar é que faz a localidade. Estar é ser.
Gostava de estar no campo para poder gostar de estar na cidade.
Todo o homem de ação é essencialmente animado e otimista porque quem não sente é feliz.
Se um homem escreve bem só quando está bêbado dir-lhe-ei: embebede-se. E se ele me disser que o seu fígado sofre com isso, respondo: o que é o seu fígado? É uma coisa morta que vive enquanto você vive, e os poemas que escrever vivem sem enquanto.
O homem é um animal que quer existir.
Nunca para dentro da vida de nenhum outro homem se insinuou tanto o mistério do mundo. Tão familiarmente, por assim dizer. O mistério do mundo encontra não apenas o meu pensamento, mas também o meu sentimento.
E quanto mais subimos no que desejaríamos saber, mais descemos no que sabemos.
A memória é a consciência inserida no tempo.
Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo… Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer.(…)
Os psiquiatras sabem (às vezes) como trabalha o espírito doente, mas não como trabalha o espírito são.
A alma humana é um abismo escuro e viscoso, um poço que se não usa na superfície do mundo.
A delicadeza deve concluir-se, e não ver-se. (…) A grosseria só começa quando começa a delicadeza; e o impudor desde que o pudor exista.