Passagens de Henri Bergson

40 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Henri Bergson para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

Fracassamos em traduzir por inteiro o que nossa alma sente: o pensamento n√£o tem medida comum com a linguagem.

A Verdade Simbólica

Quando a inteligência aborda o estudo da vida, necessariamente trata o ser vivo como o inerte, aplicando a esse novo objecto as mesmas formas, transportando para esse novo domínio os mesmos hábitos que deram tão certo no antigo. E tem razão em fazer isso, pois somente sob essa condição o ser vivo oferecerá à nossa acção o mesmo campo que a matéria inerte. Mas a verdade à qual se chega assim torna-se absolutamente relativa à nossa faculdade de agir. Nada mais é do que uma verdade simbólica.

Sem dar uma definição da consciência que seria menos clara do que ela, posso caracterizá-la pelo seu traço mais aparente: consciência significa memória, antes de mais nada.

Se consciência significa memória e antecipação, é porque consciência é sinónimo de escolha.

Para um ser consciente, existir consiste em mudar, mudar para amadurecer, amadurecer para se criar a si mesmo indefinidamente.

Nada é menos do que o momento presente, se entendermos por isso o indizível instante que separa o passado do futuro.

A ideia do futuro, prenhe de uma infinidade de possíveis, é pois mais fecunda do que o próprio futuro, e é por isso que há mais encanto na esperança do que na posse, no sonho do que na realidade.

Se somos livres todas as vezes que queremos entrar em nós mesmos, raramente nos acontece querermos entrar.