Passagens de Jean de La Bruyère

161 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Jean de La Bruyère para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

O Espírito da Conversação

Há pessoas que falam um momento antes de pensar; há outras que prestam fraca atenção ao que dizem, e com as quais sofremos, na conversação, todo o trabalho que a sua inteligência tem; estão como amassados de frases e jeitos de expressão, concertados nos gestos e em toda a sua atitude.
O espírito da conversação consiste muito menos em mostrar muito espírito que em fazer com que os outros o achem: quem sai de uma palestra contente consigo mesmo e com o seu espírito, sai perfeitamente contente com o orador. Os homens não gostam de admirar; querem agradar: procuram menos ser instruídos, e mesmo satisfeitos, que serem apreciados e aplaudidos; e o prazer mais delicado que há é o de causar o dos outros.

Mil modos h√° de consolar o homem probo e dulcificar-lhe as penas; mas n√£o h√° um s√≥ de consolar um perverso. S√£o os maus como moscas que percorrem o corpo dum homem e s√≥ se quedam nas p√ļstulas.

As coisas maiores só devem ser ditas com simplicidade; a ênfase estraga-as. As menores precisam de ser ditas com solenidade; elas só se sustentam pelo modo de expressão, pela atitude e pelo tom.

Quem afirma que n√£o √© feliz, poderia s√™-lo com a felicidade do pr√≥ximo, se a inveja lhe n√£o tirasse esse √ļltimo recurso.