Passagens de José Luís Nunes Martins

237 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de José Luís Nunes Martins para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

Quem ama nunca se funde nem confunde com o amado. Os egoísmos buscam modificar o outro para o fazer à sua imagem e semelhança. O amor aceita e promove o ser do outro, enquanto verdade livre e autónoma, com o seu significado, rumo e valor próprios.

O amor não é recíproco, é pessoal, nasce no mais íntimo da nossa identidade. Não é metade de nada, é um todo. Precisa do outro como fim, não como princípio.

Respeitar n√£o sup√Ķe reciprocidade, pois cada ato remete apenas para o seu autor e protagonista… respeitar para ser respeitado √© um jogo de quem n√£o compreende que o valor dos atos n√£o depende da rea√ß√£o que eles t√™m neste mundo.

Os amigos tendem a gostar muito do que nos custa a alcançar e a desvalorizar o que nos é fácil…. Já os inimigos preferem que nada façamos e odeiam o que fazemos de mais difícil e elevado. Uns querem o melhor de nós, outros, o pior.

No amor não há monotonia. Ou cresce para o exterior, expandindo-se e criando novos mundos; ou para o interior, alargando os horizontes do sentir e do pensar até ao infinito.

Lutar Contra as Adversidades

Depois dos bons momentos… v√™m sempre os piores. O encontro com o mais belo da exist√™ncia n√£o anula a nossa fragilidade. Mais uma vez, ca√≠mos. Mais uma vez, experimentamos a derrota, sentimos que n√£o somos t√£o importantes quanto julg√°vamos, nem, t√£o-pouco, nada de extraordin√°rio. Estamos, mais uma vez, no ch√£o. Encolhidos. Como no ventre da nossa m√£e.

A fraqueza acumulada √© uma adversidade brutal. N√£o √© apenas necess√°rio lutar contra o que temos por diante, temos de combater tamb√©m as derrotas das lutas anteriores, todas as dores, cicatrizes e feridas abertas… todas as perdas.

O que faz à vontade o sofrimento recorrente? Aumenta a tentação de ceder ao mal. Como se fosse natural habituarmo-nos mais aos vícios do que às virtudes.

A cada passo o caminho se torna mais longo…

Sofremos o que n√£o merecemos. Mas a tristeza s√≥ √© absurda quando n√£o se sabe por que se luta… enquanto n√£o se consegue ver sentido algum na dor…

Há homens e mulheres que, longe dos olhares alheios, lutam contra adversidades enormes, que alguns imaginam impossíveis. Lutam, sofrem e erguem-se, apesar de tudo.

A sua vontade de viver e sorrir é maior do que a de desistir e chorar.

Continue lendo…

As pessoas nunca s√£o o que parecem. Nunca. Nem mesmo quando parecem ser o que s√£o. A apar√™ncia nunca √© a ess√™ncia. H√° quem se sirva desta dist√Ęncia para criar ilus√Ķes, para se enganar a si mesmo e tentar enganar os outros…

Tamb√©m ca√≠mos quando queremos levar o peso sozinhos. Sem humildade, n√£o pedimos… e como n√£o podemos, ca√≠mos. Quando me tento bastar a mim mesmo revelo fraqueza, assim como, quando pe√ßo ajuda, encontro a grandeza da for√ßa que nasce do amor.

A paci√™ncia n√£o √© apenas uma forma de resistir, √© tamb√©m uma for√ßa que se op√Ķe ao que me tenta destruir. N√£o √© nada fazer. √Č sofrer a fim de ser feliz.