Passagens de Marco Aurélio

166 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Marco Aurélio para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

Aplica-te a todo o instante com toda a atenção… para terminar o trabalho que tens nas tuas mãos… e liberta-te de todas as outras preocupações. Delas ficarás livre se executares cada acção da tua vida como se fosse a última.

O Retiro da Alma

Há quem procure lugares de retiro no campo, na praia, na montanha; e acontece-te também desejar estas coisas em grau subido. Mas tudo isto revela uma grande simplicidade de espírito, porque podemos, sempre que assim o quisermos, encontrar retiro em nós mesmos. Em parte alguma se encontra lugar mais tranquilo, mais isento de arruídos, que na alma, sobretudo quando se tem dentro dela aqueles bens sobre que basta inclinar-se para que logo se recobre toda a liberdade de espírito, e por liberdade de espírito, outra coisa não quero dizer que o estado de uma alma bem ordenada. Assegura-te constantemente um tal retiro e renova-te nele. Nele encontrarás essas máximas concisas e essenciais; uma vez encontradas dissolverão o tédio e logo te hão-de restituir curado de irritações ao ambiente a que regressas.

Se a morte é a ausência da vida a vida deveria ser a ausência da morte. Logo, por que pensamos na morte ?

O não é um sim a rejeição de algo, alguma coisa, alguma ação ou omissão, a algum pensamento ou forma de agir ou a alguém.

Logo, QUEM PEDE AMOR NÃO O TEM PARA DAR A OUTREM e, ao invés, QUEM DÁ AMOR NÃO PRECISA NADA RECEBER EM TROCA POIS JÁ O TEM.

A conditio sine qua non para SER feliz é QUERER SER feliz. Tem pessoas que são tristes, reclamam por estarem tristes mas nada fazem para serem felizes !

Sempre que te dominar a cólera ou a impaciência, lembra-te de que a vida humana é um instante, e breve estaremos todos debaixo da terra.

Faça tudo como se fosse a primeira vez da sua vida e não como se fosse a última vez da sua vida… para não correr o risco de fazê-la, simplesmente, por uma obrigação !

Primeiramente: nada fazer ao acaso e sem finalidade. Depois: nada aceitar que não sirva para toda a humanidade.

Nem a educação familiar, nem a educação escolar, juntas, conseguem influir no brasileiro mais do que as novelas no Brasil ! Isso é um pesadelo; um pesadelo bem real !