Quem quando pode não quer, merece que quando queira não possa e perca pelo malquerer o bem poder.
Passagens de Mateo Alemán
30 resultadosO melhor remédio contra as ofensas é desprezá-las.
Nunca o olho do ávido dirá, assim como não o dizem jamais o mar e o inferno: a mim basta.
Os hipócritas são como as tâmaras: o doce está fora, o mel nas palavras e o duro lá dentro, na alma.
Devem-se buscar os amigos como os bons livros, pois a felicidade não está em que sejam muitos, nem mui curiosos, antes em que sejam poucos, bons e bem conhecidos.
É mais fácil suportar as aflições de estômago cheio.
A alma triste nos prazeres chora.
Começo e Fim
Não basta começar bem, não adianta mediar bem; de pouco servem bons começos e melhores meios, se os fins não se mostram bem sucedidos.
(…) Uma vez começadas, as coisas não devem ser esquecidas nem deixadas antes de ser acabadas, pois é sinal de pouca prudência começar muitos actos e não acabar nenhum.
Não há professor como o exercício.
O vinho não embriaga tanto ao homem como o primeiro movimento da ira, pois ele cega o entendimento sem deixar luz para a razão.
Não se conhece o bem enquanto não se o perde.
Não há vasilha que meça os gostos nem balança que os iguale; cada qual tem o seu, e, pensando que é o melhor, é o mais enganado.
Para o amor e a morte, não há coisa forte.
O desejo vence o medo, atropela inconvenientes e aplana dificuldades.
Devem buscar-se amigos como os bons livros. Não está a felicidade em que sejam muitos nem muito curiosos; e sim poucos, bons e bem conhecidos.
O sangue se herda, o vício se afeiçoa.
Quem teme a morte não goza a vida.
O sangue herda-se, o vício pega-se.
Para os aduladores não há rico tolo nem pobre discreto, porque têm óculos de vista larga com que se representam as coisas.
Ninguém se julga como o julgam; penso de mim o que tu pensas de ti; qualquer tem pela melhor a maneira de tratar-se, por mais correcta a vida, por mais justa a sua causa, pela maior a honra e por acertadas as selecções que faz.