Amar é uma necessidade do coração; fazer amor é uma ocupação do espírito.
Citações de Nicolas Chamfort
98 resultadosO homem sem princípios é também comummente um homem sem carácter; pois, se tivesse nascido com carácter, teria experimentado a necessidade de criar princípios para si.
O ser humano tem até de experimentar o amor, para que compreenda bem o que é a amizade.
A calúnia é como uma vespa que o importuna e, contra a qual, não se deve fazer qualquer movimento, a não ser que se tenha a certeza de a matar.
Definição de um governo despótico: uma ordem de coisas em que o superior é vil e o inferior aviltado.
O prestígio sem mérito obtém considerações sem estima.
O Edifício Metafísico da Sociedade
Pode-se considerar o edifício metafísico da sociedade como um edifício material que seria composto de diferentes nichos ou compartimentos de grandeza mais ou menos considerável. Os lugares com as suas prerrogativas, os seus direitos, etc. formam esses diversos compartimentos, esses diferentes nichos. Eles são duráveis, e os homens passam. Aqueles que os ocupam são ora grandes, ora pequenos, e nenhum ou quase nenhum é feito para o seu lugar. Ali vemos um gigante, curvado ou agachado no seu nicho; lá vemos um anão sob uma arcada: raramente o nicho é feito para a estatura; em torno do edifício circula uma multidão de homens de diversos tamanhos. Todos esperam que haja um nicho vazio para ali se colocarem, qualquer que seja o nicho.
A nossa razão torna-nos por vezes tão infelizes como as nossas paixões; e pode dizer-se do homem, quando isso acontece com ele, que é um doente envenenado pelo próprio médico.
A maior parte dos livros de hoje parece ter sido feita num dia, com livros lidos na véspera.
Celebridade: a vantagem de ser conhecido por aqueles que não vos conhecem.
Somos felizes ou infelizes por uma profusão de coisas que não aparecem, que não se dizem e que não se podem dizer.
Admira-se o talento, a coragem, a bondade, as grandes dedicações e as provas difíceis, mas só temos consideração pelo dinheiro.
O homem chega inexperiente a cada idade da vida.
Aquilo que aprendi já não o sei. O pouco que ainda sei adivinhei-o.
O que é um filósofo? É um homem que opõe a natureza à lei, a razão ao costume, a sua consciência à opinião, e o seu julgamento ao erro.
O que aprendi, já não sei. O pouco que ainda sei, adivinhei-o.
Os novos amigos que criamos, depois de certa idade, e pelos quais procuramos substituir aqueles que perdemos, estão para os nossos velhos amigos, como os olhos de vidro, os dentes postiços e as pernas de pau estão para os verdadeiros olhos, para os dentes naturais e para as pernas de carne e osso.
O dia mais perdido de todos é aquele em que não se riu.
Um dia perdido é aquele em que não nos rimos.
Todas as paixões exageram. É por isso que elas são paixões.