Passagens de Nicolas Chamfort

99 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Nicolas Chamfort para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

A √ļnica hist√≥ria digna de aten√ß√£o √© a dos tempos livres; a dos povos escravizados pelo despotismo n√£o passa de uma colec√ß√£o de anedotas.

Por pior que um homem possa pensar das mulheres, n√£o h√° mulher que n√£o pense ainda pior do que ele.

Entre todas as mulheres, procuro especialmente aquelas que vivem fora do casamento e do celibato: s√£o por vezes as mais honestas.

√Č tal a miser√°vel condi√ß√£o dos homens que t√™m de procurar na sociedade consola√ß√Ķes dos males da natureza, e na natureza consola√ß√Ķes aos males da sociedade. Quantos h√° que n√£o encontram numa e na outra distrac√ß√Ķes para as suas penas!

Felicidade não é Ociosidade

Robinson na sua ilha, privado de tudo e forçado aos trabalhos mais penosos para garantir a sua subsistência diária, suporta a vida e até usufrui, segundo confessa, de vários momentos de felicidade. Suponha que ele esteja numa ilha encantada, provida de tudo o que é agradável à vida, e talvez a ociosidade tivesse tornado a sua existência insuportável.

Tudo é igualmente vão nos homens, as suas alegrias como os seus pesares; porém, mais vale que a bola de sabão seja de ouro ou de azul, do que negra ou cinzenta.

Um amoroso é um homem que se empenha em ter mais amor do que lhe é possível ter, e essa é a razão por que todos os homens amorosos parecem ridículos.

√Č pelo nosso amor-pr√≥prio que o amor nos seduz. Como resistir a um sentimento que embeleza o que temos, que nos restitui o que perdemos e nos d√° o que n√£o temos!