Textos sobre Inimigos de Antoine de Saint-Exupéry

2 resultados
Textos de inimigos de Antoine de Saint-Exupéry. Leia este e outros textos de Antoine de Saint-Exupéry em Poetris.

O Inimigo Ă© Mais Útil que o Amigo

A tua atitude emerge do que costumas dizer: «Ainda sou capaz de utilizar quem é por mim. Mas prefiro, por comodidade, mandar o meu adversårio para o outro campo e abster-me de agir sobre ele, a não ser pela guerra».
Ao proceder assim, nĂŁo fazes mais que endurecer e forjar o teu adversĂĄrio.
E eu cĂĄ digo que amigo e inimigo sĂŁo palavras da tua lavra. É certo que especificam qualquer coisa, como definir o que se passarĂĄ se vos encontrardes num campo de batalha, mas um homem nĂŁo se rege sĂł por uma palavra. Sei de inimigos que estĂŁo mais perto de mim ou que me sĂŁo mais Ășteis ou que me respeitam mais do que os amigos. As minhas faculdades de acção sobre o homem nĂŁo estĂŁo ligadas Ă  sua posição verbal. Direi mesmo que actuo melhor sobre o meu inimigo do que sobre o amigo: quem caminha na mesma direcção que eu, oferece-me menos oportunidades de encontro e de troca do que aquele que vem contra mim, disposto a nĂŁo deixar escapar a mĂ­nima palavra ou gestos meus, que lhe podem sair caros.

Igualdade nĂŁo Ă© Identidade

Combaterei pelo primado do Homem sobre o indivĂ­duo – como do universal sobre o particular. Creio que o culto do universal exalta e liga as riquezas particulares – e funda a Ășnica ordem verdadeira, que Ă© a da vida. Uma ĂĄrvore estĂĄ em ordem, apesar das raĂ­zes que diferem dos ramos.

Creio que o culto do particular sĂł leva Ă  morte – porque funda a ordem na semelhança. Confunde a unidade do Ser com a identidade das suas partes. E devasta a catedral para alinhar pedras. Combaterei, pois, todo aquele que pretenda impor um costume particular aos outros costumes, um povo aos outros povos, uma raça Ă s outras raças, um pensamento aos outros pensamentos.

Creio que o primado do Homem fundamenta a Ășnica Igualdade e a Ășnica Liberdade que tĂȘm significado. Creio na Igualdade dos direitos do Homem atravĂ©s de cada indivĂ­duo. E creio que a Ășnica liberdade Ă© a da ascensĂŁo do homem. Igualdade nĂŁo Ă© Identidade. A Liberdade nĂŁo Ă© a exaltação do indivĂ­duo contra o Homem. Combaterei todo aquele que pretenda submeter a um indivĂ­duo – ou a uma massa de indivĂ­duos – a liberdade do Homem.
Creio que a minha civilização denomina «Caridade» o sacrifício consentido ao Homem para que este estabeleça o seu reino.

Continue lendo…