Textos sobre Maior de Ralph Waldo Emerson

2 resultados
Textos de maior de Ralph Waldo Emerson. Leia este e outros textos de Ralph Waldo Emerson em Poetris.

Acredita no Teu PrĂłprio Pensamento

Acredita no teu prĂłprio pensamento; crer que o que Ă© certo para ti, no teu coração, o Ă© tambĂ©m para todos os homens – isso Ă© o gĂ©nio. Expressa a tua convicção latente e ela serĂĄ o juĂ­zo universal; pois sempre o mais Ă­ntimo se converte no mais externo, e o nosso primeiro pensamento Ă©-nos devolvido pelas trombetas do JuĂ­zo Final. A voz da mente Ă© familiar a cada um; o maior mĂ©rito que atribuĂ­mos a MoisĂ©s, PlatĂŁo e Milton Ă© o de terem reduzido a nada livros e tradiçÔes, e dito o que pensavam eles prĂłprios, nĂŁo o que pensavam os homens. Um homem deveria aprender a distinguir e contemplar esse raio de luz que brilha atravĂ©s da sua mente, vindo do interior, melhor do que o brilho do firmamento de bardos e sĂĄbios. E, no entanto, expulsa o seu pensamento, sem lhe dar importĂąncia, apenas porque Ă© o seu.
Em toda a obra de génio, reconhecemos os nossos próprios pensamentos rejeitados; são-nos devolvidos com uma certa majestade alienada. As grandes obras de arte não nos oferecem lição mais impressionante do que essa. Elas ensinam-nos a aceitar, com bem humorada inflexibilidade, as nossas impressÔes espontùneas, especialmente quando todo o clamor das vozes esteja do lado oposto.

Continue lendo…

O Mais InfalĂ­vel Veneno Ă© o Tempo

Tabaco, cafĂ©, ĂĄlcool, ĂĄcido prĂșssico, estricnina — todos nĂŁo passam de poçÔes diluĂ­das: o mais infalĂ­vel veneno Ă© o tempo. Essa taça, que a natureza nos pĂ”e nos lĂĄbios, possui uma propriedade maravilhosa que supera qualquer outra bebida. Ela abre os sentidos, adiciona poder e povoa-nos de sonhos exaltados, a que chamamos esperança, amor, ambição, ciĂȘncia. Em particular, ela desperta o desejo por maiores doses de si. Mas aqueles que tomam as maiores doses ficam embriagados, perdem estatura, força, beleza e sentidos, e terminam em fantasia e delĂ­rio. NĂłs adiamos o nosso trabalho literĂĄrio atĂ© que tenhamos maturidade e tĂ©cnica para escrever, mas um dia descobrimos que o nosso talento literĂĄrio nĂŁo passava de uma efervescĂȘncia juvenil que perdemos.