Textos sobre Meios de ConfĂșcio

2 resultados
Textos de meios de ConfĂșcio. Leia este e outros textos de ConfĂșcio em Poetris.

O Homem Honroso

O homem honroso dĂĄ atenção especial a nove coisas. Dedica-se a ver bem o que olha, a ouvir bem o que escuta; cuida para ter uma aparĂȘncia afĂĄvel, para ter uma atitude deferente, para ser sincero nas suas palavras, para ser diligente nas suas acçÔes; no meio das suas dĂșvidas, tem o cuidado de interrogar; quando estĂĄ descontente, pensa nas consequĂȘncias desastrosas da cĂłlera; frente a um bem a obter, lembra-se da justiça.
(…) Buscar o bem, como se temĂȘssemos nĂŁo conseguir alcançå-lo; evitar o mal, como se tivĂ©ssemos enfiado a mĂŁo na ĂĄgua fervente; Ă© um princĂ­pio que eu vi ser posto em prĂĄtica e que aprendi. Viver isolado na busca do seu ideal, praticar a justiça, a fim de realizar a sua Via, Ă© um princĂ­pio que aprendi, mas ainda nĂŁo vi ninguĂ©m segui-lo.

As Riquezas e as Honras

As riquezas e as honras são objecto da ambição dos homens, mas se não podem ser alcançadas por meios rectos e honrados, cumpre renunciar a elas. A pobreza e as posiçÔes humildes merecem a aversão e o desprezo dos homens. Se delas não se pode sair por meios rectos e honrados, é mister neles permanecer. Se o homem abandona as virtudes humanitårias, como poderå merecer o nome que tem?
O homem superior nĂŁo pode esquecer tais virtudes um momento que seja. Mesmo nas horas de maior apuro e confusĂŁo, deve pautar a sua conduta por elas.
Recuso-me a discutir com aquele que, pretendendo buscar a verdade, envergonha-se, ao mesmo tempo, de comer e vestir-se mal.