Textos sobre Ninguém de Agustina Bessa-Luís

2 resultados
Textos de ninguém de Agustina Bessa-Luís. Leia este e outros textos de Agustina Bessa-Luís em Poetris.

Com os Costumes andam os Aforismos

Com os costumes andam os aforismos. Assim, eis que eles tomam um carĂĄcter mais criticador e vibrante, isto na linguagem de Karl Kraus, homem sagaz e ventrĂ­loquo de certas causas que a sociedade nĂŁo confia Ă  voz pĂșblica.
Ele diz, por exemplo: «As mulheres, no Oriente, tĂȘm maior liberdade. Podem ser amadas». Ou entĂŁo: «A vida de famĂ­lia Ă© um ataque Ă  vida privada». Ou ainda: «A democracia divide os homens em trabalhadores e preguiçosos. NĂŁo estĂĄ destinada para aqueles que nĂŁo tĂȘm tempo para trabalhar». Tudo isto, como axioma, lembra Bernard Shaw, esse inglĂȘs azedo e endiabrado cujo Manual do RevolucionĂĄrio fez o encanto da nossa adolescĂȘncia.
Todavia, o aforimo do homem de letras, se impressiona, quase nunca comove ninguĂ©m. O autĂȘntico aforismo nĂŁo Ă© uma arte – Ă© uma espĂ©cie de pastorĂ­cia cultural. NĂŁo estĂĄ destinado a divertir nem a chocar as pessoas, mas, acima de tudo, propĂ”e-se transmitir uma orientação. É uma lição, e nĂŁo o pretexto para uma pirueta.
Os aforismos e paradoxos de Karl Kraus tĂȘm esse sabor irreverente que se diferencia da sabedoria, porque hĂĄ algo de precipitado na sua confissĂŁo. Precisam de ser situados num estado de espĂ­rito, para serem aceites e compreendidos;

Continue lendo…

A Desvantagem da Sabedoria

A sua inteligĂȘncia estorvava-o. Que podia esperar da sabedoria e das suas cinco propriedades?
Primeiro, ele saberia como tratar os problemas difíceis ligados à conduta humana e ao sentido da vida. Mas isso não era prioritårio para ninguém, iam achå-lo desalmado e pÎr-lhe toda a espécie de obståculos pela frente.
Segundo, a sabedoria exprime uma qualidade superior do conhecimento. Antecipa a avaliação das situaçÔes, por tudo e nada reanima a atenção dos outros com os seus conselhos. Depressa é tratada como importuna e terå que recuar ao abrigo da frivolidade.
Terceiro, a sabedoria Ă© moderada e vĂȘ as coisas em profundidade. É, portanto, inimiga do juĂ­zo fĂĄcil e das paixĂ”es que sĂŁo requestadas para dar emoção Ă s existĂȘncias fĂșteis e cinzentas.
Quarto, a sabedoria Ă© exercida tendo em vista o bem-estar da humanidade. Tem, por isso, mau nome em qualquer publicidade que faz vender produtos de grande lucro, como a guerra, o amor e as mĂĄquinas.
Quinto, finalmente: a sabedoria é reconhecida como valor eståvel pela maioria da população, o que é nocivo para o envolvimento dessa mesma população em qualquer campanha, seja de poder ou de ganho de negócios.
Enfim, ele teria que formar-se e esquecer os seus sonhos de grandeza,

Continue lendo…