Textos sobre Ondas de Sigmund Freud

2 resultados
Textos de ondas de Sigmund Freud. Leia este e outros textos de Sigmund Freud em Poetris.

Tu Dås-me Objectivos, Direcção e Felicidade

Eu estava Ă  procura na ciĂȘncia da satisfação que o esforço da pesquisa e o momento da descoberta oferecem; eu nunca fui daquelas pessoas que nĂŁo aguentam o pensamento de terem desperdiçado a sua vida antes de terem conseguido escrever o seu nome na rocha pelo meio das ondas. Mas quando penso como Ă© que eu seria se nĂŁo te tivesse encontrado – sem ambição, sem saber desfrutar os pequenos prazeres da vida, sem qualquer fascĂ­nio pela magia do ouro, e ao mesmo tempo dotado de uma inteligĂȘncia moderada e sem quaisquer meios materiais – iria sentir-me muito miserĂĄvel e entraria em declĂ­nio. Tu dĂĄs-me nĂŁo apenas objectivos e direcção, mas tambĂ©m tanta felicidade, que nunca poderia sentir-me insatisfeito com o presente infortunado que vivo neste momento; tu dĂĄs-me esperança e a certeza do sucesso. Eu sabia-o mesmo antes de tu me amares e sei-o agora que tu me amas, e Ă© graças a ti que me tornei um homem auto-confiante e corajoso.

Arrependimento Imoral

O homem a quem o arrependimento, apĂłs o pecado, impĂ”e grandes exigĂȘncias morais, expĂ”e-se Ă  acusação de ter tornado a sua tarefa demasiado fĂĄcil. NĂŁo praticou o que Ă© essencial na moral, a renĂșncia; com efeito, o comportamento
moral ao longo da vida Ă© exigido em função dos interesses prĂĄticos da humanidade. O homem citado recorda-nos os bĂĄrbaros das grandes ondas migradoras, que matavam e depois faziam penitĂȘncia, e para os quais fazer penitĂȘncia acabou por se tornar uma tĂ©cnica facilitadora do assassĂ­nio.