Textos sobre PaciĂȘncia de JosĂ© LuĂ­s Nunes Martins

2 resultados
Textos de paciĂȘncia de JosĂ© LuĂ­s Nunes Martins. Leia este e outros textos de JosĂ© LuĂ­s Nunes Martins em Poetris.

O Dom de Deixar Ir

É preciso aprender a viver. A qualidade da nossa existĂȘncia depende de um equilĂ­brio fundamental na nossa relação com o mundo: apego e desapego. Nesta vida, a ponderação, a proporção e a subtileza sĂŁo sempre melhores que qualquer arrebatamento. Mas o essencial Ă© aprender que a existĂȘncia Ă© feita de dĂĄdivas e perdas.

Eis porque quem reza deve pedir e agradecer: tudo Ă©, na verdade, um dom. Tudo passa… importa pois prepararmo-nos para a perda, ainda que tantas vezes nĂŁo seja senĂŁo temporĂĄria… Alegrias e dores. SĂł hĂĄ felicidade num coração onde habita a sabedoria e paciĂȘncia dos tempos e dos momentos, a paz de quem sabe que sĂŁo muitos os porquĂȘs e para quĂȘs que ultrapassam a capacidade humana de compreender.

Na vida, tudo se recebe e tudo se perde.
Amar é um apego natural mas também obriga a que deixemos o outro ser quem é, abrindo mão e permitindo-lhe que parta, ou que fique, sem desejar outra coisa senão que seja radicalmente livre. Aprendendo que hå muito mais valor no ato de quem decide ficar do que naquele de quem só estå por não poder partir.

Nada verdadeiramente nos pertence. O sublime do amor estĂĄ aĂ­,

Continue lendo…

A Minha FamĂ­lia Ă© a Minha Casa

A solidĂŁo absoluta Ă© nĂŁo ter ninguĂ©m a quem dizer um simples: “tenho vontade de chorar”. NĂŁo precisamos de muito para viver bem – para ser feliz basta uma famĂ­lia e pouco mais.

A famĂ­lia Ă© a casa e a paz. O refĂșgio onde uma vontade de chorar nĂŁo Ă© motivo de julgamento, apenas e sĂł uma necessidade sĂșbita de… famĂ­lia. De um equilĂ­brio para o qual o outro Ă© essencial… assim tambĂ©m se passa com a vontade de sorrir que, em famĂ­lia, se contagia apenas pelo olhar.

Nos dias de hoje vai sendo cada vez mais difĂ­cil encontrar gente capaz de ser famĂ­lia. Os egoĂ­smos abundam e cultiva-se, sozinho, o individual. Como se nĂŁo houvesse espaço para o amor. Dizem que amar Ă© arriscado, que Ă© coisa de loucos…
Todos temos sentimentos mais profundos. Cada um de nĂłs Ă© uma unidade, mas o que somos passa por sermos mais do que um. Parte de unidades maiores. Estamos com quem amamos e quem amamos tambĂ©m estĂĄ, de alguma forma, connosco. O amor Ă© o que existe entre nĂłs e nos enlaça os sentimentos mais profundos. Onde uma vontade de chorar Ă© um sinal de que hĂĄ algo em mim que Ă© maior do que eu…

Continue lendo…