A Prática Fomenta a Vontade
Se desejamos tornar-nos fortes, temos, primeiro, de comprender o que Ă© a vontade. A vontade nĂŁo Ă© nenhuma entidade mĂstica, que presida aos outros elementos do carácter, qual mestre de banda – sim, a soma, a substância de todos os nossos impulsos e disposições. Essa energia formadora do carácter nĂŁo tem senhor a quem obedeça alĂ©m de si prĂłpria; e Ă© graças a ela que algum poderoso impulso pode vir a dominar e unificar o complexo. Isto forma a «força de vontade» – um supremo desejo que se ergue acima dos mais para arrastá-los num mesmo sentido ou para uma dada meta. Se nĂŁo descobrimos essa meta nĂŁo alcançaremos a unidade – e seremos simples pedra de que outro homem se utiliza nas suas construções.
Vem daĂ a inutilidade da leitura de livros que apontam as estradas reais do carácter. Tenho diante de mim um volume de um tal Leland (Londres, 1912), intitulado Tendes a Vontade Forte? ou Como Desenvolver Qualquer Faculdade do EspĂrito pelo Fácil Processo do Auto-Hipnotismo. Existem centenas destas obras-primas ao alcance dos simplĂłrios de todas as cidades. Mas o caminho Ă© mais penoso e longo.
Esse caminho Ă© o caminho da vida. Vontade, isto Ă©,
Textos sobre Prática de Will Durant
2 resultadosA Mocidade Propõe, a Maturidade Dispõe
É função da mocidade ser profundamente sensĂvel Ă s novas ideias como instrumentos rápidos para dominar o meio; e Ă© função da idade madura opor-se tenazmente a essas ideias ; isso faz com que as inovações fiquem em experiĂŞncia por algum tempo antes que a sociedade as ponha em prática. A maturidade atenua as ideias novas, redu-las de modo a caberem dentro da possibilidade ou a que sĂł se realizem em parte. A mocidade propõe, a maturidade dispõe, a velhice opõe-se. A mocidade domina nos perĂodos revolucionários; a maturidade, nos perĂodos de reconstrução; a velhice, nos perĂodos de estagnação. «Dá-se com os homens», diz Nietzsche, «o mesmo que com as carvoarias na floresta. SĂł depois que a mocidade se carboniza Ă© que se torna utilizável. Enquanto está a arder será muito interessante, mas incĂłmoda e inĂştil.»