Cita√ß√Ķes de Boris Pasternak

12 resultados
Frases, pensamentos e outras cita√ß√Ķes de Boris Pasternak para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

Toda a carne, à meia-noite,
silenciar√°.
E a voz da primavera anunciar√°,
correndo,
que, apenas amanheça o dia,
a morte estar√° vencida,
pelo esforço da Ressurreição.

Temos de descobrir seguran√ßa dentro de n√≥s pr√≥prios. Durante o curto espa√ßo de tempo da nossa vida precisamos encontrar o nosso pr√≥prio crit√©rio de rela√ß√Ķes com a exist√™ncia em que participamos t√£o transitoriamente.

A arte serve a beleza, e a beleza √© a felicidade de possuir uma forma, e a forma √© a chave org√Ęnica da exist√™ncia; tudo o que vive deve possuir uma forma para poder existir, e, portanto, a arte, mesmo a tr√°gica, conta a felicidade da exist√™ncia.

Adeus, esforço de asa apenas acenado, livre obstinação de voo, universo pelo verbo revelado, criação e prodígio!

As revolu√ß√Ķes duram semanas, anos; depois, durante dezenas e centenas de anos, adora-se, como algo de sagrado, esse esp√≠rito de mediocridade que as suscitou.

Os detentores do poder ficam tão ansiosos por estabelecer o mito da sua infiabilidade que se esforçam ao máximo para ignorar a verdade.

Os progressos da ciência obedecem à lei da repulsão: para dar um passo em frente, é preciso começar por derrubar o domínio do erro e das falsas teorias.

O que √© a hist√≥ria? √Č o trabalhar para elucidar progressivamente o mist√©rio da morte e venc√™-la um dia.

Mas todas as mães, sem exceção, deram à luz grandes homens e se a vida as enganou em seguida, delas não foi a culpa.